São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Dois ingleses e o cinema imperial

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Peter Greenaway é um inglês que olha o cinema como os ingleses olhavam o mundo no tempo em que seu império era o império. É como se, em suma, o cinema não fosse o mesmo sem ele ou antes: como se o cinema, menos Peter Greenaway, fosse um defeito.
O espectador pode comprovar se tanto gargantear faz sentido vendo "O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante" (Telecine Emotion, 22h35).
Ou pode ver, talvez, "Um Corpo que Cai" (Film & Arts, 17h) e observar como trabalha outro inglês, Alfred Hitchcock, nada pernóstico, mas sem o qual o cinema seria bem menor.
Enquanto isso, a TV5 comemora o ano do Brasil na França, exibindo "Terra em Transe" (às 21h20), de Glauber Rocha, outro grande programa.

TV ABERTA

A Descoberta de um Anjo
Record, 14h.
(Undercover Angel). EUA, 1998, 91 min. Direção: Bryan Michael Stoler. Com Yasmine Bleeth, Dean Winters. Escritor que toma conta da filha de uma ex-namorada descobre, a horas tantas, que o pai da garota é ninguém menos do que ele.

Ninguém Segura Este Bebê
Globo, 15h40.
(Baby's Day Out). EUA, 1994, 99 min. Direção: Patrick R. Johnson. Com Lara Flynn Boyle, Joe Mantegna, Joe Pantoliano, Brian Haley. Três bandidos (Mantegna à frente) invadem residência de milionários disfarçados de fotógrafos e seqüestram seu bebê. Este, por sua vez, se mostrará tão problemático para eles quanto o jovem herói de "Esqueceram de Mim" (do qual o filme é claramente decalcado).

Efeito Colateral
SBT, 22h30.
(Collateral Damage). EUA, 2001, 109 min. Direção: Andrew Davis. Com Arnold Schwarzenegger, Elias Koteas, Francesca Neri. Depois de perder a família em um ataque terrorista, Schwarzenegger decide buscar, em todos os cantos, o responsável pelo feito. A Colômbia não deixa de ser uma boa hipótese, não é? Apesar do ator e do diretor, não emplacou.

Justiça de um Bravo
SBT, 3h.
(The Jack Bull). EUA, 1999, 120 min. Direção: John Badham. Com John Cusack, John Goodman, L.Q. Jones. Comerciante de cavalos processa judicialmente rancheiro que cobra pedágio de quem atravessar suas terras. Estamos no Velho Oeste e, claro, não se espere grande coisa da Justiça. As vias tradicionais do gênero terão de ser acionadas.

Filhos do Paraíso
Globo, 3h45.
Irã, 1998, 88 min. Direção: Majid Majidi. Com Mohammad Amir Naji, Amir Farrokh Hashemian. Irmão e irmã, crianças, revezam o único par de sapatos depois que o irmão, Ali, perdeu o par da irmã -precisam esconder o ocorrido dos pais. No mais, o garoto buscará formas de recuperar o par de sapatos. Realização de diretor iraniano arquidigno. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.