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Entretenimento terá receita de R$ 3,8 trilhões
Segundo estudo mundial realizado pela Pricewaterhouse Coopers, essa indústria crescerá 6,4% ao ano até 2011
Maiores avanços ocorrerão em países como Brasil, Rússia, Índia e China; internet, TV e games são os setores que mais crescerão
DA REPORTAGEM LOCAL
A indústria do entretenimento crescerá 6,4% ao ano,
em média, até 2011, quando sua
receita baterá nos US$ 2 trilhões (cerca de R$ 3,8 trilhões).
Esse é o principal dado de um
estudo da consultoria Pricewaterhouse Coopers, que será lançado em livro nos EUA (o site
da empresa é www.pwc.com).
De acordo com o documento,
intitulado "Global Entertainment and Media Outlook:
2007-2011", o principal avanço
ocorrerá nos países do Bric
(Brasil, Rússia, Índia, China).
Como comparação: em
2006, a economia mundial
cresceu 5,4%, em número do
Fundo Monetário Internacional (FMI) -nas economias
emergentes, o salto foi de 7,9%.
O estudo faz projeções para
14 segmentos dessa indústria,
como os mercados de televisão,
internet, música, cinema, games, livros, revistas e jornais.
Entre esses segmentos, os
que terão um aumento mais rápido de receita serão internet,
televisão e games. E muito disso ocorrerá com o desenvolvimento de tecnologias on-line e
wireless (sem fio), que até 2011
serão responsáveis por metade
do crescimento da indústria de
entretenimento e mídia.
A conexão e a troca de conteúdo entre celular, TV, internet, a chamada convergência
de plataformas, será o foco dos
anunciantes -a internet é o
meio em que a publicidade
crescerá mais rapidamente:
18,3% até 2011, quando a receita alcançará R$ 140 bilhões.
Regiões
O estudo da Pricewaterhouse
é dividido em regiões: Estados
Unidos, EMEA (Europa, Oriente Médio e África), Leste da
Ásia, América Latina e Canadá,
num total de 58 países.
Até 2011, os Estados Unidos
permanecerão como o mercado maior (R$ 1,45 tri), mas com
o menor crescimento (5,3%). A
EMEA chegará em 2011 a R$ 1,1
tri. A Ásia é quem mais crescerá: 9,6% ao ano, chegando a R$
902 bi em 2011.
Já na América Latina a indústria do entretenimento
crescerá 8,9% ao ano. Em 2011,
a receita será de R$ 130 bi.
Segmentos
Entre os segmentos dessa indústria, apesar da pirataria, o
setor de filmes (que engloba cinema e DVD) deve crescer de
R$ 155 bilhões (em 2006) para
R$ 198 bi (2011). O maior crescimento ocorrerá na Ásia (de
R$ 32 bi para R$ 44 bi).
A internet, somando publicidade e receita gerada por acesso, abocanhou R$ 339 bi em
2006. Daqui a quatro anos, a fatia será, sempre de acordo com
o relatório, de R$ 637 bi.
Os EUA são o maior mercado
televisivo e, em 2011, continuarão na liderança. Entre publicidade e assinaturas, a TV nos
EUA arrecadará R$ 163 bi em
2011. Na América Latina, o valor será R$ 23 bi.
A pirataria continuará sendo
o grande problema da indústria
fonográfica. Mas a esperança,
segundo o estudo, está nos celulares. Em 2009, os aparelhos
serão o formato digital dominante relacionado à música.
O maior mercado do mundo
de videogames será a Ásia. Em
2011, essa região será responsável por R$ 36 bilhões de faturamento. Na América Latina, os
games para computadores PC
são os que terão o maior crescimento nos próximos quatro
anos. No total, o mercado de videogames crescerá de R$ 61 bilhões em 2006 para R$ 94 bilhões em 2011.
O desenvolvimento de tecnologias on-line levará a um aumento do mercado dos "audio
books" nos EUA. E, segundo a
projeção da Pricewaterhouse,
na América Latina os governos
continuarão puxando as vendas de livros educativos.
(THIAGO NEY)
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