São Paulo, terça, 23 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autor quer ser filósofo natural

da Reportagem Local

Neto de um prêmio Nobel de economia e de um dos inventores da bomba atômica de hidrogênio, Astro Teller quer filiar-se à idéia do filósofo natural, do cientista renascentista. "Para entender o mundo, é preciso pensar nele do maior número de formas." Por isso, resolveu fazer arte.
Nessa área, além da ficção, ele desenvolveu "Jederman" (palavra alemã que significa "todo homem") uma exposição de imagens criadas via computador, junto com Christopher Pacione, na Internet, (www.cs.cmu.edu/afs/cs.cmu.edu/user/astro/mosaic/JEDERMANN/Jeder1.html).
São dezenas de rostos, escolhidos segundo alguma característica (orientação sexual, filiação política, renda mensal, etc.) fundidos para criar novas imagens. Algumas dessas faces foram feitas a partir de fotos e pinturas, como o rosto de Jesus, ou os modelos de beleza, masculina e feminina.
"O foco da exposição é permitir que as pessoas comparem e tirem suas conclusões. Não estou tentando dizer algo sobre a sociedade, apenas a ajudar a ver a sociedade por meio de rostos comuns."
Teller acaba também de abrir sua própria empresa, a Sandbox Technology Corporations.


Livro: Exegesis Autor: Astro Teller Lançamento: Vintage Books Quanto: US$ 11
Onde encomendar: Amazon (www.amazon.com) ou livraria Cultura (www.livcultura.com.br)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.