São Paulo, segunda-feira, 23 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

As Aventuras de Grizzly Adams
Record, 12h30.

(Grizzly Adams). EUA, 1989, 71 min. Direção: Ken Kennedy. Com Gene Edwards, Lind Wyler. Acompanhado de sua fiel ursa, Martha, Grizzly Adams salva uma pequena cidade do Mississipi de saque preparado por bandidos. Faroeste sem futuro (e também sem passado).

Um Tira no Jardim de Infância
Globo, 15h10.

(Kindegarten Cop). EUA, 1990, 111 min. Direção: Ivan Reitman. Com Arnold Schwarzenegger, Penelope Ann Miller. Esforçada -não mais- tentativa de comédia, num momento em que Arnold procurava mudar sua imagem de puro brutamontes (o que, no mais, acabou conseguindo). Ele é o tira que se faz passar por professor de pré-escola a fim de proteger a ex-mulher (Miller) de um traficante (contra o próprio) e, se possível, pegá-lo. Simpático, não mais.

Intercine
Globo, 1h55.

Para abrir a semana, a emissora colocou em disputa "Seis Graus de Separação" (1993, de Fred Schepisi, com Stockard Channing, Will Smith) e "Garotas e Mais Garotas" (1962, de Norman Taurog, com Elvis Presley, Stella Stevens).

Baseado Numa História Irreal
Globo, 3h55.

(Based on a Untrue Story). EUA, 1993, 90 min. Direção: Jim Drake. Com Morgan Fairchild. Uma perfumista tem problema grave: perde o olfato. Para recuperá-lo, precisa encontrar um doador na família. É quando descobre que é adotada. A idéia é satirizar os famosos filmes "baseados em uma história real", passando a limpo suas famosas clicherias.



DESTAQUES DA TV PAGA

FILME
"A Marcha' inigualável de Stroheim
A exibição de "A Marcha Nupcial" (Telecine Classic, 22h), de Erich von Stroheim, é o acontecimento cinematográfico do ano na TV brasileira.
Seria em qualquer país do mundo. E quem foi Stroheim? Nada menos do que o codificador do realismo cinematográfico. Um dos maiores realizadores de todos os tempos e ponto.
O início do filme: uma senhora, cujo rosto é uma ruína, desperta. A seu lado desperta o marido, outra ruína. Dois nobres que provavelmente se odeiam.
Aí está, a partir de uma observação cruel, porém agudíssima, toda uma dissertação sobre casamento, envelhecimento, transformação, sentimentos.
"A Marcha", mudo, de 1926, é mais moderno do que 99% da produção dos EUA atual. (INÁCIO ARAUJO)


MÚSICA
Rock e "romântico" são destaques do Multishow
O canal leva ao ar dois programas inéditos que têm por ligação a música. No "Carlsberg Music Live" (21h30), é exibido um show do grupo Crosby, Stills, Nash e Young. Considerados como alguns dos músicos mais importantes e influentes do cenário rock/folk, os integrantes da banda falam sobre suas carreiras e revelam que, de 900 composições gravadas por eles, 480 músicas são de autoria de Neil Young, dono da carreira solo de maior destaque entre os quatro membros do grupo. Logo após esse programa, às 22h30, vai ao ar o "Bate-Papo Digital" com o músico brasileiro Falcão. Conhecido por suas canções e visual bregas, ele conta para a entrevistadora Lorena Calábria que seus compositores favoritos são Caetano Veloso, Zé Ramalho, Bob Dylan e Frank Zappa. Falcão ainda afirma que chegou a mandar uma fita com suas canções para o cantor Fagner, autorizando a escolha e gravação de qualquer uma delas, mas o intérprete cearense não incluiu nenhuma em seu repertório. Além da música, Falcão ainda fala sobre o livro de pensamentos que lançou recentemente e conta de onde retira os assuntos para as suas letras "inspiradas".


MUNDO SELVAGEM
Baleia franca é tema de especial no Animal Planet
O documentário "Mistério da Baleia", que o canal exibe às 21h, mostra os hábitos desse animal, caçado impiedosamente durante anos por causa da alta concentração de gordura em seu corpo. Atualmente, existem cerca de 300 baleias francas vivendo na costa canadense e um grupo um pouco maior na Patagônia (Argentina).


ARTES
GNT tem especial sobre evento multimídia
O canal leva ao ar hoje, às 23h20, a primeira de duas partes do programa "Carlton Arts", sobre o evento homônimo, que, entre os dias 25 de junho e 1º de julho, reuniu trabalhos de música, cinema, teatro, dança, moda e artes visuais, produzidos por nomes como David Cronenberg, Robert Lepage e Renata Melo.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Monica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.