São Paulo, sexta-feira, 23 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTROS LANÇAMENTOS

Longe das sombras do pop

In Tune and On Time Live!
    

É difícil encontrar no meio musical alguém tão idolatrado quanto Josh Davis, o DJ Shadow. Nascido na Califórnia, seu primeiro disco, "Endtroducing...", de 1996, já chegou a ser chamado -por uma revista inglesa- de "melhor álbum de dance music da história". Tudo bem, talvez até nem seja o "melhor", mas é bastante o que o disco ainda representa para o gênero. E é até engraçado citar DJ Shadow como "dance music". O que ele faz não é música para dançar, é mais música para "escutar" mesmo. Shadow é rato de sebos de vinis: ele se utiliza de samples e elementos de canções antigas, obscuras, para criar algo novo e original, que fica perto de um hip hop-soul-funk-dance-experimental. Foi assim com "Endtroducing...", com o segundo álbum, "The Private Press" (2002), com sua participação no projeto U.N.K.L.E. (com o DJ e produtor inglês James Lavelle, que contou com participação de, entre outros, Thom Yorke) e é assim com este lançamento ao vivo (DVD + CD).
O(s) disco(s) traz(em) um show de Shadow de 2002 na Brixton Academy, em Londres. Num palco enorme, está apenas ele com seu equipamento. Sem banda. O artista, que fala pouco durante a apresentação, escapa da monotonia visual ao utilizar três telões com imagens que vão acompanhando as músicas.
Ele entra segurando um vinil gigante (afinal esta é a sua "arma") e anuncia o espetáculo: "Temos aqui dois CDs, dois pick-ups e um sampler. É o mais próximo que chego para tentar reproduzir o que faço em minha casa". A partir daí, Shadow vai desfilando suas canções ("In/Flux"; "Walkie Talkie"; "What Does Your Soul Look Like") e sua habilidade em brincar com os aparelhos e fazer scratches. E aqui, mais um ponto para ele: Shadow usa a sua habilidade como acompanhamento da música, e não o contrário. Algumas das canções chegam especialmente deliciosas: "Halfway Home", "Organ Donor" e o quase-hit "Six Days". O DVD vem ainda com alguns extras, como uma engraçada apresentação de Shadow acompanhado por dois amigos (entre eles Cut Chemist). O CD é o mesmo show, com algumas músicas a menos.
(THIAGO NEY)

ARTISTA: DJ Shadow; GRAVADORA: Universal. QUANTO: R$ 60, em média


Texto Anterior: Ruído: Brasil perdeu 25% de mercado, afirma IFPI
Próximo Texto: I Land
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.