São Paulo, sexta-feira, 23 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Lulu gira zonzo no globo da fortuna

DA REPORTAGEM LOCAL

A roda da fortuna está girando ligeiro, como diria a anticomercial Laura Finocchiaro. O popstar tupiniquim Lulu Santos, 51, que há quatro anos fez um "Acústico MTV", aciona a caixa registradora e remete mais um "MTV ao Vivo" às prateleiras de CD, aos estandes de DVD, à tela da MTV (primeira exibição hoje, 20h30).
O ineditismo é quase completamente varrido do projeto -você desfrutará, se quiser, de enésimas releituras de "Tempos Modernos" (82, em marruda e funkeada nova versão), "O Último Romântico" (84), "Sincero" (85), "A Cura" (88), "Apenas Mais uma de Amor" (92, linda e triste, como sempre), "Assim Caminha a Humanidade" (94).
O CD é artisticamente primoroso, embora filosoficamente ruim de doer. O DVD passa, é documento. O show é porreta, Lulu continua sendo exímio arquiteto de grudes pop, de rock e pseudo-rock, de sofisticação acondicionada em pretensa simplicidade.
Continua sendo um dos arquitetos da música popular brasileira, como diria o rebelde comercial Marcelo D2. Mas assim, ao esmerilhar sua obra no globo da morte das cópias tresloucadas que parecem nem ter mais versão original, ajuda seus colegas, o Brasil e as indústrias fonográfica e televisiva a fazer arquitetura de destruição.
Pois, olhem, "ao vivo" é a única modalidade de CD que ainda vende alguma coisa. E em 2003, os brasileiros consumiram 25% menos CDs que em 2002. Pode-se pensar que foi assim "apesar" dos milagreiros "ao vivo"-mas e se for também "por causa", e não só "apesar" deles? A destruição vem de fora para dentro, ou o núcleo vulcânico está dentro? "Deixa chover", responde Lulu em "Tudo com Você" (82), fazendo citação ao ex-comercial Guilherme Arantes. E que Deus nos acuda.
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)


MTV ao Vivo  
Artista: Lulu Santos
Lançamento: BMG
Quanto: R$ 30 (o CD) e R$ 50 (o DVD), em média



Texto Anterior: Welcome Interstate Managers
Próximo Texto: Anima Mundi: "Seremos tão bons quanto a Disney"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.