São Paulo, segunda-feira, 23 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gastronomia

Jamie Oliver se arrisca numa feijoada

IARA BIDERMAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Jamie Oliver vestiu a camisa do Brasil e saiu por aí em busca do prato típico nacional. Sua motivação é Santos (ou Sante, nas legendas), com quem trabalha. O programa é juntar parte da colônia de brasileiros em Londres para provar a feijoada que, espera Oliver, será tão boa quanto a "autêntica". E quase digna da melhor de todas -a da mãe de Santos, claro.
Tudo é folclórico, como as saudades do Brasil de Santos e seus amigos, responsáveis pela trilha sonora do jantar. Não faltam bandeiras verde-amarelas, caipirinha e pandeiros. E, tirando o azeite usado para refogar a cebola e os tomates que Oliver gostaria de acrescentar à receita, o chef chega bem perto da "verdadeira" feijoada.
Mas não é nesse prato que Oliver dá o truque. O melhor do programa é a surpresa que o chef vai preparar para Santos: bolinho de bacalhau que, segundo Oliver concluiu de conversas com o funcionário, é outra receita tipicamente brasileira. Pois. Aí começa a diversão para o telespectador. Se a receita portuguesa já virou brasileira, Oliver dá o toque britânico ao trocar o bacalhau por haddock fresco, que ele assa sobre o papel-alumínio para desfiar cuidadosamente sobre batatas amassadas. Vendo o chef na tela, parece fácil reproduzir a receita em casa. Duro será achar o haddock fresco no Brasil.


TRUQUES DE OLIVER - CARNAVAL BRASILEIRO
Quando:
amanhã, às 18h
Onde: GNT


Texto Anterior: Erudito: Quarteto Romanov toca no mosteiro
Próximo Texto: Crítica: "Tubarão" reflete medos do mundo hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.