São Paulo, quinta-feira, 23 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Alê de Souza
TUDO MUITO NATURAL
Fernanda Lima fala sobre meio ambiente à revista "Onze" e diz ter "pena das próximas gerações", que "terão um mundo doente'; ela conta que estimula os filhos, Francisco e João, a brincarem com minhocas e galinhas no condomínio onde moram, no Rio

Família vende

Um evento especial de "família vende tudo" será realizado hoje na rua dos Goivos, na Cidade Jardim, onde Flávio Maluf, filho do ex-prefeito Paulo Maluf, e a ex-mulher dele, Jaqueline, viveram por muitos anos. Ele será feito pelo escritório de arte de Luís Mello, um dos mais conceituados de São Paulo. De acordo com ele, quase tudo já foi vendido. Restam poucos objetos para serem comercializados hoje.

FAMÍLIA 2
Jaqueline confirma que o endereço é dela. Mas diz não saber da venda.

FAMÍLIA 3
Por causa das investigações dos negócios de Maluf, o Ministério Público conseguiu o bloqueio dos bens da família, o que alcançou Jaqueline, que nada pode movimentar ou comercializar, "com exceção de contas, aplicações e bens móveis de pouco valor", de acordo com o promotor Silvio Marques -que até ontem não havia sido informado de qualquer venda de bens da família.

MICKEY
José Dirceu e a namorada, Evanise, estão na Disney com as crianças da família para curtir as férias de julho.

BIG BROTHER ZOO
O Zoológico de SP deve concluir em dois meses o projeto para instalar pelo menos 20 câmeras em suas duas portarias e nas áreas que hoje não são cobertas pela vigilância eletrônica. A instalação do sistema de cabos deve terminar em 30 dias e será seguida pela licitação para o aluguel do equipamento. No domingo, o parque foi assaltado por uma quadrilha de 15 homens armados, que fizeram 12 reféns e levaram mais de R$ 90 mil de um malote.

CARGA QUE MORDE
E o Zoológico estuda uma maneira de transportar um casal de gaviais-da-malásia (animais ameaçados de extinção, da família dos crocodilos e jacarés) que vai ganhar um novo recinto no parque em cerca de 40 dias. O macho tem seis metros e a fêmea mede 4,8 m. Após a mudança, os gaviais terão uma piscina de 190 mil litros, com controle de temperatura e de qualidade da água, e ficarão separados por uma divisória de aço inoxidável -medida necessária para impedir a reprodução descontrolada dos animais.

TEMPERO DE MACONHA
Da atriz Betty Faria, em seu blog, sobre a legalização da maconha: "Se legalizassem essa plantinha, e eles [traficantes] tivessem seu ponto de venda, como existe o de cerveja e cachaça, não seria preciso [ter] armas, não é? Venderiam suas plantinhas tão lindas, verdinhas, como tempero para fazer chás, bolos e viveriam em paz no morro, coisa que, tenho certeza, muita gente que está no crime quer".

DEMOCRACIA
Regina Duarte, que já fez propagandas do PSDB, divulgou em sua página uma manifestação da Associação de Moradores do Bairro de Campos Elíseos, que "vem publicamente protestar junto à Prefeitura de São Paulo e ao governo do Estado quanto ao modo como vêm tratando o grave problema da Cracolândia e dos moradores de rua na cidade". A atriz finaliza: "Democracia, viva!"

BOLO E PARTITURA
A pianista portuguesa Maria João Pires, que desde 2006 mora na Bahia, comemora 65 anos hoje em um concerto com a Orquestra Sinfônica de Sergipe, em Aracaju. Vai tocar com os irmãos holandeses Arthur e Lucas Jussen, seus alunos.

LULA.COM
O programa "Iguais, Diferentes", que a TV Cultura fará em parceria com a RTP e terá apresentação de Paulo Markun e do português Carlos Fino, tenta agendar um bate-papo virtual com os presidentes dos dois países. A ideia é que Lula e Aníbal Cavaco Silva, de Portugal, sejam entrevistados via internet pela dupla de jornalistas.

AVENIDA SP
Chega a SP no dia 14 de agosto, no teatro Procópio Ferreira, o musical "Avenida Q", dirigido e adaptado pela dupla Claudio Botelho e Charles Möeller. A peça foi indicada para cinco Prêmios Shell de Teatro por sua temporada no Rio.

PÉROLAS DE LINA
Artigos que a arquiteta Lina Bo Bardi escreveu entre os anos 1940 e 1990 foram reunidos no livro "Lina por Escrito", que será lançado em agosto pela Cosac Naify. A obra traz textos em que Lina defende seus projetos e polemiza com colegas como Oscar Niemeyer e Lucio Costa.

PAULO RICARDO

"Não fiz uma música pró-Rota, fiz pro filme"

Sucesso de vendas nos camelôs, o filme "Rota Comando", do diretor estreante Elias Junior, sobre as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, tem cenas de uso de drogas, assassinatos e pancadaria. E, como trilha sonora, uma música do cantor Paulo Ricardo e do guitarrista Andreas Kisser, que gravaram um clipe no quartel da Rota. Paulo Ricardo falou à coluna.

 

FOLHA - Como foi gravar o clipe no quartel da Rota?
PAULO RICARDO
- Passamos duas tardes lá. Tivemos contato com eles, e os comandantes foram muito simpáticos, todos fãs de rock. Alguns até foram na minha temporada de shows no Tom Jazz. Os soldados são garotos, e o ambiente é tenso. Dava para sentir a pressão. À noite, eles saem sem saber se vão voltar. Foram dias em que eu custei muito a dormir.

FOLHA - O que fez você se interessar pelo filme?
PAULO RICARDO
- Eu gosto de trabalhar por encomenda, desde o tema do "Big Brother" à trilha do desenho "Spirit - O Corcel Indomável". Para fazer a música, entrei em sites sobre a Rota que tinham gritos de guerra, depoimentos, a mitologia da coisa. E li o livro "Matar ou Morrer", do [ex-oficial e deputado] Conte Lopes.

FOLHA - Não teve medo de se envolver em um projeto tão polêmico?
PAULO RICARDO
- Eu não fiz uma música pró-Rota. Eu fiz uma música pro filme. Na letra, em nenhum momento, eu defendo ou ataco uma posição. E, com a oportunidade de trabalhar com um tema denso e polêmico na mão, de trabalhar com o cinema independente, eu preferi correr o risco das possíveis opiniões contrárias. Afinal, o fato de fazer a música do "Big Brother" não quer dizer que eu seja um fã de reality shows. O fato de eu fazer uma música do "Spirit" não significa que eu adore cavalos.

FOLHA - O que achou do filme?
PAULO RICARDO
- Vi o filme na pré-estreia e achei um pouco maniqueísta. Na polícia, todos são bons. E todos os bandidos são maus. Faltou um pouco de tons de cinza nessa geografia humana. Agora, quem vai ver um filme sobre a Rota ou "Tropa de Elite" não pode se escandalizar com o forno de micro-ondas do Padilha ou com as execuções do Elias. Se você prefere uma Julia Roberts, não vai entrar no cinema pra ver o filme da Rota.

CURTO-CIRCUITO
NELSON TANURE, Maurizio Mauro, Ronald Carvalho e Thomas Felsberg fazem debate no dia 30 sobre empresas de mídia em época de crise. O evento, organizado pela TMA Brasil, será no Sheraton WTC.
O LIVRO "O ABC da Crise" será lançado hoje, às 18h30, no teatro Cacilda Becker, em São Bernardo do Campo.
DONA IVONE LARA e o grupo Novos Malandros fazem show hoje, às 21h, no Sesc Pompeia. Classificação: 18 anos.
O SAMBISTA Monarco, da Portela, se apresenta no sábado e no domingo, no Sesc Pinheiros. Classificação: dez anos.
OS CHEFS Benito Molina e Solange Muris abrem hoje a quarta edição da "Semana del Tequila", no Obá.
PAULO DABBUR oferece hoje almoço para convidados, no Baretto, para lançar a campanha de verão da Fillity.

com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA e LEANDRO NOMURA



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Teatro sem máscara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.