São Paulo, sexta-feira, 23 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assassino de aluguel protagoniza animação argentina

Baseado em cartum de Roberto Fontanarrosa, "Boogie, El Aceitoso" é destaque do festival Anima Mundi

CLARICE CARDOSO
ENVIADA ESPECIAL AO RIO

Boogie é alto, forte, sedutor. Um assassino nato, cheio de si. Poderia ser uma versão mais sádica de 007 ou ser encarnado por um Bruce Willis ou um Tom Cruise, mas aí já não seria tão asqueroso.
E esse é o tempero principal da estrela da animação argentina "Boogie, El Aceitoso" (Boogie, o seboso), um dos três longas exibidos nesta 18ª edição do Anima Mundi (Festival Internacional de Animação do Brasil), que vai até domingo no Rio e chega a São Paulo no próximo dia 28.
Além de "Boogie", completam a carteira de longas do Anima Mundi o australiano "Mary e Max: Uma Amizade Diferente", de Adam Elliot, em cartaz nos cinemas, e o dinamarquês "The Apple & The Worm" (a maçã e a minhoca), de Anders Morgenthaler e Mads Juul.
Boogie é um assassino de aluguel que tem a fama questionada quando a máfia contrata um novato para sumir com a testemunha de acusação do julgamento do chefão. No fundo, teme envelhecer, ser substituído, e, então, começa uma jornada marcada pelo humor negro e pela violência -física, verbal e psicológica- para provar que ainda é o melhor.
Na atmosfera "dark" do submundo, vai delineando uma sátira de filmes do gênero com grandes sequências de ação, lutas, perseguições e sangue, muito sangue.
Com voz grossa e empostada, ele adora flertar com a misoginia: mulheres só servem na cozinha ou na cama, adoram apanhar e são descartáveis. Cavalheirismo puro. Um garoto pede dinheiro? Acaba fuzilado. Uma velhinha lembra fatos constrangedores da infância? Leva um tiro por "saber demais".
Produzido em 3D e baseado na obra do cartunista Roberto Alfredo Fontanarrosa, "Boogie" é um desenho para adultos.

A jornalista CLARICE CARDOSO viajou a convite da organização do festival


BOOGIE, EL ACEITOSO

DIREÇÃO Gustavo Cova
PRODUÇÃO Argentina, 2009
QUANDO No Rio, hoje, às 21h, na Praça Animada (r. Visconde de Itaboraí, 20, tel. 0/xx/21/2253-1580), e amanhã, às 20h, no Odeon (pça. Floriano, 7, tel. 0/xx/ 21/2240-1093); em São Paulo, nos dias 29, às 23h, e 30, às 20h, no Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, tel. 0/xx/11/3823-4600)
QUANTO de R$ 3 a R$ 6
CLASSIFICAÇÃO não informada




Texto Anterior: Crítica/Comédia: Ao mirar plateia hiperativa, filme perde sua força dramatúrgica
Próximo Texto: Cinema: "Black Swan" abre programação do Festival de Veneza
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.