São Paulo, Sexta-feira, 23 de Julho de 1999
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GASTRONOMIA
Cozinha "estrelada" brilha com ou sem chef

JULIANA GARÇON
da Redação

Caco Antibes, o pícaro esnobe do humorístico "Sai de Baixo", entra, na hora do almoço, em um restaurante por quilo da movimentada rua Teodoro Sampaio, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. A clientela -gente comum que trabalha na região- lhe dá gastura. A fila para pesar os pratos, aflição. À noite, no entanto, o simpático cafajeste se sentiria em seu elemento jantando no mesmo restaurante.
A cena não faz parte dos roteiros do programa, mas mantém alguma relação com a realidade. O estabelecimento em questão chama-se Bello Bello e tem entre seus sócios o ator Miguel Falabella, que interpreta Caco.
Embora já funcionasse para almoço, o restaurante promoveu, na última quarta, um jantar de inauguração. Passou a funcionar à noite, com serviço a la carte. "Espero que atraia gente interessante", comenta Falabella.
Talentoso no palco, o famoso proprietário demonstra pouca intimidade com o menu. Questionado sobre uma indicação de prato, não se lembrou de nenhum. E o que ele mesmo pediria? "Eu comeria um peito de frango e salada, pois jamais como carboidratos à noite."
Incursões de celebridades por negócios ligados a gastronomia ou a badalações noturnas passam longe do ineditismo (veja quadro). Esportistas, artistas, apresentadores e figuras públicas canalizam, com mais ou menos sucesso, sua exposição na mídia em favor dessa forma de diversificação de investimentos.
Propositadamente ou não, os "empresários-estrelas" acabam se beneficiando de expedientes que promovem seus estabelecimentos. Há os mais óbvios -aparições surpresa, como Thereza Collor, no Gogó da Ema, ou Chitãozinho e Xororó, na churrascaria Montana Grill, ambos em São Paulo. Alguns mantém certa frequência ou dão "canjas" -é o caso de Roberto Leal, em seu Marquês de Marialva. E outros, como Guga Stroeter, assíduo frequentador do próprio bar, conseguem juntar o agradável ao agradável -Stroeter é músico e gourmet.
Se, por um lado, a celebridade diversifica seus investimentos com a gastronomia -mesmo que não entenda nada do assunto- ou a badalação, por outro, há uma parcela do público que se diverte tentando um "encontro casual" com o ídolo.
Em alguns casos, comida e bebida compõem apenas parte do lucro. O Fashion Cafe, por exemplo, vende de gloss labial a jaquetas de couro.


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