São Paulo, sexta-feira, 23 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Querida, Estiquei o Bebê
SBT, 14h20.

(Honey, I Blew Up the Kid). EUA, 1992, 100 min. Direção: Randal Kleiser. Com Rick Moranis, Marcia Strassman, Lloyd Bridges. Variante de "Querida, Encolhi as Crianças" (1989). A diferença é que agora o cientista Moranis, sempre aplicando domesticamente suas fórmulas de professor Pardal, faz seu filho Adam, 2, virar um gigante, toda vez que ele se aproxima de uma corrente elétrica. Menos convicto do que o filme anterior, mas diverte a criançada.

Um Ninja da Pesada
Globo, 15h40.

(Beverly Hills Ninja). EUA, 1997, 89 min. Direção: Dennis Dugan. Com Chris Farley, Nicolette Sheridan, Robin Shou, Nethaniel Parker, Keith Cooke. Bebê órfão é criado no Japão por ninjas. Já grandão e forçudo é convocado para uma missão em Los Angeles. Comédia para rir amarelo.

Proposta de Carinho e Amor
Bandeirantes, 22h15.

(Tender Loving Care). EUA, 1997, 125 min. Direção: David Wheeler e Rob Landeros. Com J. Michael Esposito, Marie Caldare, Beth Tegarden, Robert Hirschboeck. Casal vive feliz até que sua filha morre num acidente de automóvel. A mulher, traumatizada, acredita que a menina ainda está viva. Uma psiquiatra é contratada para ajudá-la. Mas ajudá-la parece ser a última das intenções da tal psiquiatra. Por tudo, convém fugir.

Às Vezes Elas Voltam 2
Bandeirantes, 1h45.

(Sometimes They Come Back... Again). EUA, 1996, 98 min. Direção: Adam Grossman. Com Michael Gross, Alexis Arquette, Kilary Swank, Bojesse Christopher. Ei-las de volta, sem que ninguém suspeitasse que tivessem ido. Quem volta, aqui, são forças demoníacas. A história tem a mão de Stephen King, o que não condiz com a fama modestíssima do filme.

Crimes em Wayside
SBT, 2h.

(The Wayside). Canadá, 1994. Direção: Darin Wilson. Com Daryl Shuttleworth, Stephen MacDonald, Anna Watkins. Jovem que vai trabalhar em lanchonete, numa pequena cidade, descobre o diário da mulher de seu patrão. O diário conta os muitos podres do patrão, por sinal sujeito de maus, péssimos bofes. Vale a máxima: cinema canadense, ou é David Cronenberg ou não vale nada.

Intercine
Globo, 2h25.

A escolha para hoje é entre terror e terror: o filme exibido será "Drácula de Bram Stoker" (1992, de Francis Ford Coppola, com Gary Oldman, Winona Ryder, Anthony Hopkins, Keanu Reeves) ou "Um Vampiro no Brooklyn" (1995, de Wes Craven, com Eddie Murphy, Angela Bassett, Allan Payne, Kadeem Hardison, Joanna Cassidy).

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

"Iwo Jima" ou a glória do sargento

Na mitologia americana do século 20, o sargento ocupa um lugar central. É a elite do proletariado, aquele que executa uma ação planejada por outros, mas lhe dá forma própria, inova.
O sargento é a figura capital de "Iwo Jima - O Portal da Glória" (Telecine Classic, 22h). Neste filme de Allan Dwan, John Wayne é o sargentão rústico, cuja rispidez se faz sentir nos treinamentos duríssimos que impõe à tropa, mas também cujos resultados se farão sentir na batalha.
"Iwo Jima" retraça a história do cinema, suas origens plebéias e a possibilidade de o homem simples tanto produzir arte como fruir da elevação espiritual.
Não por acaso, Dwan foi um pioneiro dessa arte, e John Wayne, um ícone do homem do século 20. (INÁCIO ARAUJO)


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Zebra paraguaia dá coice no Ciro!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.