São Paulo, sexta-feira, 23 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"MAKING OF"

TV exibe bastidores de "Cidade de Deus"

DA REPORTAGEM LOCAL

O Canal Brasil apresenta hoje, às 20h, "making of" do longa-metragem "Cidade de Deus", que estréia na próxima sexta nos cinemas brasileiros.
O filme de Fernando Meirelles, com co-direção de Katia Lund, consumiu dois anos entre a preparação de elenco e as filmagens, realizadas no Rio, nas comunidades de Nova Sepetiba e Cidade Alta, além da Cidade de Deus que nomeia o longa e o livro de Paulo Lins, a partir do qual Bráulio Mantovani desenvolveu o roteiro.
A adaptação transforma o narrador no personagem Buscapé, um menino que sonha em se tornar fotógrafo profissional e observa a evolução do tráfico na favela, dos anos 60 aos 80.
Parte da narrativa se concentra na guerra dos bandos liderados por Zé Pequeno (Leandro Firmino da Hora) e Sandro Cenoura (Matheus Nachtergaele, o único ator profissional em papel de destaque no filme).
O elenco de "Cidade de Deus", entrevistado no "making of", é formado quase exclusivamente por atores não profissionais, selecionados nas comunidades de periferia do Rio, numa série de mais de 2.000 testes.
Atualmente, Nachtergaele e Firmino da Hora estão atuando juntos na montagem teatral "Woyzeck - Um Brasileiro". O músico Seu Jorge faz o papel do traficante Mané Galinha em "Cidade de Deus", que tem participações de Karina Falcão e Gero Camilo.
A preparação de atores foi feita por Fátima Toledo, a montagem é de Daniel Rezende, a fotografia, de César Charlone, e a trilha sonora, de Antônio Pinto e Ed Cortês.
"Cidade de Deus" participou da seleção oficial do Festival de Cannes, onde foi vendido para todos os continentes. A produção custou US$ 3,3 milhões. A comercialização internacional do filme é feita pela Miramax.
A filmografia anterior de Meirelles registra os longas "Menino Maluquinho 2", com co-direção de Fabrizia Pinto, e "Domésticas", co-dirigido por Nando Olival.
O "making of" de "Cidade de Deus" tem reprise amanhã, às 9h; no domingo, às 13h30 e 18h30; dia 27, às 7h30 e dia 29, às 11h30.


Texto Anterior: "Não esperem pelo disco", diz Axl Rose
Próximo Texto: Procurados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.