São Paulo, quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra começa amanhã com núcleo de arte construtiva que tem Clark e Volpi

ENVIADO AO RIO

A exposição "Arte e Ousadia" começou a ser pensada praticamente há um quarto de século, graças a uma coincidência: "Passamos a morar no mesmo edifício há 25 anos e, desde que conheci o João Sattamini, fiquei impressionado com sua coleção e como ele não era voltado à própria personalidade, como se espera de um colecionador desse porte; desde então penso em organizar algo em torno dele", conta o jornalista Leonel Kaz, um dos curadores da mostra.
Em 2002, um grande recorte do acervo de Sattamini havia sido exposto no Instituto Tomie Ohtake, com mais de 80 artistas. "Por conta daquela exposição e do espaço do Masp, decidimos expor menos artistas, mas cada um com mais obras", disse Sattamini.
Dessa forma, "Arte e Ousadia" reúne obras de cinco artistas em pequenas individuais -Antonio Dias, Raymundo Colares, Iberê Camargo, Jorge Guinle e Eliane Duarte-, além de um impressionante núcleo construtivo, também sintético na seleção de nomes.
Com a ida da coleção construtiva de Adolpho Leirner, composta por 95 obras, para Houston (EUA), Sattamini desponta como maior colecionador do período, com mais de 200 obras. "Com essa quantidade de trabalhos, ele é o maior colecionador de arte construtiva brasileira no mundo", conta o próprio Leirner.

Organização
É com esse núcleo que tem início o percurso da exposição, a partir de Milton Dacosta, passando por um representativo núcleo de pinturas de Volpi, e terminando num conjunto de obras de Lygia Clark que raramente são vistas e, por isso, imperdíveis. As demais salas reúnem grupos significativos de cada artista citado, acompanhados por textos explicativos, que dão conta dos momentos históricos de cada um. Apesar de a mostra ser inaugurada oficialmente apenas na próxima terça-feira, para convidados, data em que o patrocinador, a Comgás, comemora 135 anos, a partir de amanhã a exposição já estará aberta à visitação. (FCY)

ARTE E OUSADIA
Onde:
Museu de Arte de São Paulo (Av. Paulista, 1.578, tel. 0/xx/11/3251-5644)
Quando: abertura para o público amanhã; para convidados, no dia 28/8, às 20h; de ter. a dom., das 11h às 18h; qui., até as 20h. Até 28/10
Quanto: R$ 15


Texto Anterior: Outro lado: Museus valorizam coleções, diz MinC
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.