São Paulo, quinta-feira, 23 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Meu Sobrinho É um Terror
Globo, 15h40.
 
(Clifford). EUA, 1994, 90 min. Direção: Paul Flaherty. Com Martin Short. Homem aceita tomar conta de sobrinho de sua noiva, sem saber do que este é capaz.

Aranhas
Record, 22h30.
 
(Spiders). EUA, 2000, 93 min. Direção: Gary Jones. Com: Lana Parrilla, Josh Green. Aranha mutante escapa e espalha horror pelo campus de universidade.

Santo Homem
SBT, 22h30.
 
(Holy Man). EUA, 1998, 120 min. Direção: Stephen Herek. Com Eddie Murphy, Jeff Goldblum. Executivo de um canal de vendas usa guru para levantar audiência.

Intercine
Globo, 1h35.

Para quinta, a disputa se dá entre "Caçada Humana" (1995, de Stuart Gillard) e "As Três Vidas de Karen" (1997, de David Burton Morris).

Penn & Teller - Perseguidos por Acaso
SBT, 3h.
   
(Penn & Teller - Get Killed). EUA, 1989, 90 min. Direção: Arthur Penn. Com Penn Gillette. Comediante diz, pela TV, que gostaria que alguém tentasse matá-lo, mudando de vida a partir daí.

A Amante
Globo, 3h15.
  
(Mistress). EUA, 1991, 110 min. Direção: Barry Primus. Com Robert Wuhl, Robert De Niro, Martin Landau. Cineasta lida com empresários para realizar projeto.

A Mitologia de "Guerra nas Estrelas"
SBT, 4h40.
 
(The Mythology of Star Wars). EUA, 1999. Direção: Pamela Mason Wagner. Uma entrevista de George Lucas sobre a série. Documentário chapa-branca. (IA)

Tensão e estranheza

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"Magnólia" (TNT, 22h) é um desses filmes em que vários personagens têm a vida entrelaçada por um fato comum. No caso, moram na mesma rua ou região.
Esse tipo de filme tem um inconveniente para resenhistas: como contar sua história, se ela está dispersa entre os vários personagens, do machista ao pai que está à morte, passando pelo homem falido?
O que os une fora a geografia? Bem, talvez seja o desejo do diretor Paul Thomas Anderson de vê-los juntos, de criar uma atmosfera tensa, de fazer essa atmosfera tão estranha e tensa que, quando uma chuva de sapos atinge Los Angeles, parece a coisa mais normal do mundo.
No mais, belas interpretações, de Jason Robards e William H. Macy, Tom Cruise e Julianne Moore, garantem a noite.

DOCUMENTÁRIO

"Scratch" resgata cenas históricas do hip hop

ADRIANA FERREIRA
DO GUIA DA FOLHA

A cultura hip hop não seria a metade do que é hoje se, no final dos anos 70, o jovem DJ GrandWizzard Theodore não descobrisse o quanto era interessante o som produzido pelo movimento de parar e voltar o disco em movimento. Essa técnica de arranhar o vinil é o tema de "Scratch", documentário dirigido pelo norte-americano Doug Pray, que o GNT exibe hoje, às 21h30.
Manipulando a câmera com a mesma agilidade de um disc-jóquei fazendo scratches, Pray contextualiza a evolução do "turntablism", a arte de controlar os toca-discos, e sua influência na maneira como os MCs passaram a rimar e até nos passos dos b.boys (dançarinos de break).
A história é contada em entrevistas bem-humoradas por figurões como GrandWizard Theodore, Afrika Bambaataa, Mix Master Mike (Beastie Boys), Cut Chemist (Jurassic 5), Shadow, Premier (Gang Starr), Babu (Dilated Peoples), Jazzy Jay e Q-Bert, entre outros.
Resultado de uma apurada pesquisa, que lhe rendeu o grande prêmio do júri no Festival de Sundance (2001), "Scratch" resgata cenas históricas, como as primeiras festas de rua promovidas pelo coletivo Zulu Nation, de Afrika Bambaataa, no fim da década de 70, ou a apresentação de Herbie Hancock, no Grammy de 1984, com Grand Mixer DXT remixando ao vivo a música "Rockit". A imagem é lembrada por DJs como Mix Master Mike, Babu e Cut Chemist, que credenciam à ela seu interesse pelos scratches.
O documentário registra ainda performances impressionantes feitas durante batalhas de DJs, como os malabarismos de Roc Raida -do grupo X-Ecutioners-, no DMC de 1996, ou as apresentações do trio Mix Master Mike, Q-Bert e Shortcuts -os Invisible Scratch Piklz-, além de shows do Gangstarr e Jurassic 5. De primeira e imperdível.


SCRATCH. Quando: hoje, às 21h30, no GNT. Reapresent.: amanhã, às 7h30 e 17h30; dom. (dia 26), às 20h; madrugada de dom. p/ seg. (dia 27), à 1h.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Inédito! Tão roubando o Maluf!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.