São Paulo, sábado, 23 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartoon exibe filhos de Jonny Quest

Desenho "Os Irmãos Aventura" é fruto de inspiração do cartunista Jackson Public em série criada em 64 pela Hanna-Barbera

No ar pela faixa "Adult Swim" do Cartoon Network, a animação aposta na ironia e brinca com a ambigüidade sexual dos personagens


JAMES CIMINO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O que terá acontecido a Jonny Quest, o jovem aventureiro do desenho homônimo criado em 1964 por William Hanna e Joseph Barbera? Teria ele virado vocalista de uma banda pop mineira? Ou um cientista careca, que inventa bugigangas, pai de dois filhos meio estúpidos e que nutre uma paixão platônica por seu guarda-costas?
A segunda opção pode parecer absurda, mas é o argumento central de "Os Irmãos Aventura" (The Venture Bros.), animação exibida pelo Cartoon Network, que também se inspira no traçado de Friz Freleng ("pai" da Pantera Cor-de-Rosa, Ligeirinho, entre outros) e no gibi "Tex Avery".
A obra do cartunista Jackson Public segue a onda de animações direcionadas ao público adulto, que, em muitos casos, copiam e colam personagens da Hanna-Barbera como Homem-Pássaro, Space Ghost e Scooby-Doo em situações insólitas e incompreensíveis para o público infantil -e, segundo Public, até para alguns adultos.
Questionado se achava que seu pai entendia o desenho, o cartunista respondeu: "Os Irmãos Aventura" é um desenho para adultos que nunca cresceram, mas não acho que eles entendam, aliás, não acho que os pais entendam nada do que seus filhos façam".
Jackson, ao assistir "Jonny Quest" e "Scooby-Doo", sempre se indagava onde estariam os pais dos personagens. "Como os pais permitiam que eles prendessem ladrões de diamantes e usassem armas?" A questão paterna, aliás, é um dos temas tratados com sarcasmo em sua animação. Ao contrário de "Jonny Quest", os protagonistas do desenho não são os garotos Marcelo e Maurício (nomes dos irmãos em português), mas o pai deles, o Dr. Aventura.
"Para mim, o desenho é sobre o Dr. Aventura, que foi uma dessas crianças aventureiras, ele era o próprio Jonny Quest quando criança", diz.

Asas de borboleta
Apesar de o tema de "Os Irmãos Aventura" não ser especificamente o mundo gay, Jackson Public brinca com a sexualidade ambígua de diversos personagens do universo dos quadrinhos. Ele considera que o "humor negro" pode ser positivo por ser honesto com emoções e comportamentos. "Você vê graça em coisas aparentemente ruins", diz.
O principal vilão da história é o Monarca, um megalomaníaco que se supõe arquiinimigo do Dr. Aventura. Gay ou não, o fato é que ele usa um traje com asas de borboleta, tem cílios imensos e sua mulher é a Doutora Namorada, uma beldade com voz de homem.
"Acho que ele [o Monarca] é peculiar por ser meio incompetente e ter umas idéias fixas. Meus personagens têm meus defeitos superlativizados. Até o Dr. Aventura age mais como vilão do que seus inimigos."


OS IRMÃOS AVENTURA
Onde:
Cartoon Network
Quando: sextas, à 0h15


Texto Anterior: Leilão de arte financia mostra de cinema
Próximo Texto: Documentário: Atração lista pecados do capitalismo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.