São Paulo, quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção traz um clássico essencial da psicanálise

Em "A Interpretação dos Sonhos", Freud decifra mecanismos da mente

Obra integra série de 20 títulos que mudaram o modo de pensar o homem e o mundo; volume sai no domingo

DE SÃO PAULO

O austríaco Sigmund Freud (1856-1939) é o autor contemplado na Coleção Folha Livros que Mudaram o Mundo, neste domingo. Chega às bancas um marco da psicanálise: "A Interpretação dos Sonhos", de 1899, com tradução de Walderedo Ismael de Oliveira.
"Nas páginas que se seguem, apresentarei provas de que existe uma técnica psicológica que torna possível interpretar os sonhos e que, quando esse procedimento é empregado, todo sonho se revela uma estrutura psíquica que tem um sentido e pode ser inserida num ponto designável nas atividades mentais da vida de vigília", anuncia Freud na introdução do livro.
"Em geral, não estamos em condições de interpretar um sonho de outra pessoa, a menos que ela se disponha a nos comunicar os pensamentos inconscientes que estão por trás do conteúdo do sonho", afirma Freud.

EXPERIÊNCIA ONÍRICA
Além dos sonhos de diversos pacientes, Freud interpreta no livro um sonho próprio.
"Todas as tentativas até hoje feitas de solucionar o problema dos sonhos têm lidado diretamente com seu conteúdo manifesto, tal como se apresenta em nossa memória", escreve.
"Todas essas tentativas esforçaram-se para chegar a uma interpretação dos sonhos a partir de seu conteúdo manifesto, ou (quando não havia qualquer tentativa de interpretação) por formar um juízo quanto à natureza deles com base nesse mesmo conteúdo manifesto."
No seu processo de desbravamento da mente humana, o psicanalista conferiu caráter científico ao inconsciente, abrindo caminho para uma nova interpretação do homem, na qual os mecanismos psicológicos dos sonhos têm papel seminal.


Texto Anterior: Perfil: Chef estrelado tem rotina de monastério
Próximo Texto: 29ª Bienal de Artes: "Um cartunista deve chacoalhar as certezas do leitor"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.