São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA SHOW

Red Hot toca com energia, mas faz show protocolar às vésperas do Rock in Rio

CARLOS MESSIAS
DE SÃO PAULO

Quem se queixou da apresentação automatizada do Red Hot Chili Peppers no Rock in Rio 3, dez anos atrás, pode se surpreender na madrugada de domingo, quando a banda sobe ao palco da quarta edição nacional do festival.
Anteontem, o grupo liderado por Anthony Kiedis tocou cheio de energia para 30 mil pessoas (segundo a assessoria de imprensa) na Arena Anhembi, em São Paulo.
Flea empolgou com suas arrancadas de baixo, especialmente na versão cover de "Higher Ground", de Stevie Wonder. O baterista, Chad Smith, demonstrou pulso firme e larga envergadura ao conduzir versões mais aceleradas de muitas canções. Mas faltou a combinação de garra, entrosamento e ousadia que tira um show do lugar-comum.
Afinado, Anthony Kiedis teve performance protocolar. E o novo guitarrista, Josh Klinghoffer, não fez feio, mas cometeu atrocidades, como substituir os fraseados do predecessor, John Frusciante, em "Scar Tissue", por ruidosas progressões melódicas. Anticlímax mesmo foi quando ele puxou "Under the Bridge", para delírio coletivo, e sua guitarra ficou subitamente muda por causa de um erro de um assistente, que tinha acabado de levar uma bronca do vocalista.
Apesar do constrangimento desnecessário, os músicos contaram com a simpatia para cativar o público. O percussionista catarinense Mauro Refosco teve recepção calorosa e fez um dueto com o baterista, na volta para o bis, exatamente como previsto. Outra carta na manga foram os hits, generosamente dosados, como "Give it Away", que fechou a apresentação. Foi nas faixas do novo disco, o bom "I'm with You", que a banda demonstrou mais consistência.
O grande momento do show, foi a violenta "Me & My Friends" (de 1987), que inspirou uma roda de pogo na área VIP. Antes de entoá-la, Flea disse que "esta canção tem bagos". Talvez seja um pouco disso que esteja faltando ao Red Hot de hoje.

RED HOT CHILI PEPPERS
QUANDO à 0h20 de domingo
ONDE no Rock in Rio
QUANTO ingressos esgotados
AVALIAÇÃO regular


Texto Anterior: Cidades brigam por datas de eventos de moda
Próximo Texto: Baianas fazem 'axé in Rio' na Cidade do Rock
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.