São Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA

Balé de Lyon mostra coreografias de Forsythe e Kylián em SP

ADRIANA PAVLOVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Três obras de dois dos principais nomes da dança mundial em atividade formam o programa que o Balé da Ópera de Lyon escolheu para a sua terceira visita ao país. A companhia francesa conhecida pela versatilidade de seu repertório contemporâneo apresenta, de hoje a domingo no teatro Alfa, duas peças do tcheco Jirí Kylián e uma outra do americano William Forsythe.
O grupo formado por 30 bailarinos de 11 nacionalidades abre o espetáculo com "Bella Figura", obra criada por Kylián, em 1995, para o Nederlands Dans Theater.
A partir de trechos de obras clássicas -incluindo o "Stabat Mater" de Pergolesi e o Concerto para dois bandolins e cordas de Vivaldi- os bailarinos exercitam a musicalidade característica deste criador tcheco.
"Kylián é nosso grande coreógrafo neoclássico, cuja riqueza coreográfica se junta a uma musicalidade única", diz Yorgos Loukos, diretor artístico da companhia há 17 anos. "Bella Figura" é uma obra que mostra as características do trabalho dele: invenção, musicalidade, mas sobretudo simplicidade.
A segunda parte começa com "Duo", peça criada por Forsythe em 1996 para o Balé de Frankfurt, companhia dirigida por ele.
Duas bailarinas mostram todas as distorções corporais características da dança forsythiana.
"Forsythe é um coreógrafo contemporâneo, por causa da mistura de técnicas e estilos que ele usa a partir do balé clássico", afirma Loukos. A noite termina com "Symphonie des Psaumes", uma obra de Kylián de 1978, criada a partir da Sinfonia dos Salmos, de Stravinsky.

BALÉ DA ÓPERA DE LYON
Quando: hoje, amanhã e sáb., às 21h; dom., às 18h. Até 26/10
Onde: teatro Alfa (r. Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel. 0/xx/ 5693-4000)
Quanto: de R$ 50 a R$ 120
Classificação: não indicado a menores de 12 anos



Texto Anterior: Niemeyer diz que ficou mais otimista
Próximo Texto: Crítica/"Neve": Olhar político evita que bósnio seja apenas mais um filme "lindo"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.