UOL


São Paulo, domingo, 23 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO

Fórmula, em cartaz em peças espalhadas pela cidade, exige concentração e cria dramaturgia e encenação

Espetáculos levam platéia para passear por casas antigas

SERGIO SALVIA COELHO
CRÍTICO DA FOLHA

Em vez de esperar sentado na platéia, o público acompanha os atores pelo espaço. Marca registrada do Teatro da Vertigem, se espalham pela cidade espetáculos com essa fórmula. No entanto, sua simples aplicação não garante a qualidade da montagem.
Por se expor à pouca distância e pela narrativa fragmentada, um grande esforço de concentração e sutileza é exigido do ator. A seu serviço, criam-se dramaturgia e encenação.
Nessa linha, "Cacos de Vidro no Jardim Molhado" expõe uma dor intensa, que se adivinha saída de improvisos dos atores da cia. 3x4. José Manuel Lázaro alinhavou não só as memórias pessoais do elenco, o que poderia cair no narcisismo, mas pequenos retratos (3x4?) de pessoas erráticas: assassinos, fracassados, humilhados.
Dos precários recursos se tira o máximo, sobretudo pela madura direção de Miriam Rinaldi. Despretensioso, o espetáculo envolve.
Infelizmente, o mesmo não acontece com "A Casa de Bernarda Alba", na direção de Dionísio Neto. O difícil texto serve de base para algumas experiências cênicas, algumas com êxito, outras equivocadas. O texto quase todo é gritado, atropelando sutilezas e desautorizando a matriarca Bernarda, que não mostra impor respeito sobre as filhas.
As atrizes se esforçam, mas não saem da sombra da encenação. O espetáculo resulta então opaco, quase amador. Seja qual for o tipo de encenação -convencional ou alternativa-, o teatro é antes de tudo a arte do ator.


Cacos de Vidro no Jardim Molhado
    
Onde: Casa nš 1 (r. Roberto Simonsen, 136, Sé, tel. 0/xx/11/3241-3132)
Quando: hoje, às 20h (último dia)
Quanto: R$ 12



A Casa de Bernarda Alba
  
Onde: Casa das Caldeiras - Casa do Eletricista (av. Francisco Matarazzo, 2.000, Água Branca, tel. 0/xx/11/3873-6696)
Quando: sáb., às 21h, e dom., às 18h e às 20h30; até 21/12
Quanto: R$ 20



Texto Anterior: Música: Chico rememora o País da Delicadeza
Próximo Texto: Artes plásticas: Corpo cria diálogo de veteranos e iniciantes
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.