UOL


São Paulo, domingo, 23 de novembro de 2003

Texto Anterior | Índice

Edição brasileira serve "madeleine"

DA REPORTAGEM LOCAL

A edição brasileira dos quadrinhos proustianos termina com uma "madeleine" extra. Ao final do volume, o leitor nacional vai encontrar uma seção de notas que não existem no original.
"Em Busca do Contexto", como a seção foi batizada, conta brevemente quem foi Marcel Proust, qual a estrutura de "Em Busca do Tempo Perdido" e explica quem são mais de 20 personagens reais citados neste primeiro volume, além de pincelar como era Illiers, a cidade na qual o escritor se inspirou para construir Combray.
As notas tratam ainda de ninféias ("plantas herbáceas aquáticas" pintadas pelo impressionista Claude Monet), de episódios históricos citados e de alguns atores e artistas contemporâneos a Proust, como Sarah Bernhardt.
Aos leitores mais gulosos, "Em Busca do Contexto" chega até a oferecer uma receita de madeleine. É com 125 gramas de farinha, 125 gramas de manteiga derretida, dois ovos inteiros, 250 gramas de açúcar, 1/3 de uma colher de chá de fermento e a raspa da casca de um limão que os sonhos, e as lembranças perdidas, são feitas. (CEM)


Texto Anterior: Proust
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.