São Paulo, sexta-feira, 23 de novembro de 2007

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Última Moda

ALCINO LEITE NETO - ultima.moda@folha.com.br

Iódice aposta no fresh fashion

Estilista lança a Red Iódice, grife "fast fashion", e inaugura loja nos Estados Unidos em Pinheiros

O estilista Valdemar Iódice acaba de reestruturar a sua empresa e vai lançar uma nova marca neste mês, a Red Iódice, com preços mais acessíveis e troca mensal de coleções. A primeira loja será inaugurada na próxima quinta-feira, dia 29, no shopping Market Place, em São Paulo. A segunda abre em dezembro em Curitiba, no shopping Crystal Plaza. Ele planeja outras 12 ao longo de 2008.
A Red Iódice quer seguir a dinâmica do "fast fashion", sistema de produção que nos últimos anos está revolucionando o mercado mundial da moda ao associar roupas com design a preços baixos, velocidade industrial e trocas sucessivas de coleções, como ocorre nas redes Zara e Mango.
Como o conceito "fast fashion" (moda rápida) ainda guarda um tom pejorativo para o mundo esnobe dos fashionistas, Iódice inventou a expressão brincalhona "fresh fashion" (moda fresca, nova). "Será uma roupa com a qualidade Iódice, muito feminina e contemporânea, mas menos cara", diz.
Ele não esconde, porém, que está adotando o sistema "fast fashion". "Percebi a necessidade do mercado por trocas freqüentes de coleções e por uma marca mais acessível. Quando você faz um produto muito caro, as pessoas preferem os importados, ainda mais agora, com a queda do dólar", conta.
Um vestido da Red Iódice vai custar entre R$ 300 e R$ 400, enquanto um da marca Iódice fica entre R$ 500 e R$ 600. Ele é o segundo estilista a anunciar no Brasil, em menos de 15 dias, a decisão de adotar o sistema "fast fashion". Na última semana, Carlos Miele revelou à Folha que aproximará a M. Officer deste mesmo conceito.
A Red Iódice terá lojas pequenas, entre 50 m2 e 60 m2, decoradas em tom vermelho. Num primeiro momento, vai vender apenas jeans e roupas de jérsei. As lojas são franquias.
O estilista criou em outubro uma nova empresa, a VI Labels, que agora abriga as suas três marcas: a Valdemar Iódice, de roupas de festas, a Iódice e a nova Red Iódice -além da coleção especial, adaptada ao gosto americano, que exporta para 120 lojas nos EUA.
Ele também está inaugurando em 11 de dezembro a loja Concept, no Soho, em Nova York, uma franquia americana que venderá exclusivamente as suas criações e as da Rosa Chá.
As mudanças estão agitando a fábrica e os escritórios da empresa, instalados numa construção de 5.000 m2 de estilo modernista, no bairro Pinheiros (zona oeste). Ali trabalham 180 funcionários e a família de Iódice -a mulher Suely e os filhos Camila, 28, Adriano, 30, e Alexandre, 32 (que cuida da linha masculina Ioio).
É um passo ousado e arriscado para o estilista de 56 anos, descendente de italianos e filho de uma costureira, que fundou sua grife em 1987, transformando-a numa das marcas mais conhecidas do país.
Iódice corre também para terminar a coleção que mostrará em janeiro, na próxima São Paulo Fashion Week, onde desfila desde a fundação do evento. Com estampas inspiradas em grafites, ele pretende acrescentar uma imagem mais forte e contemporânea ao estilo glamouroso e muito feminino que construiu sua fama na moda brasileira.
com VIVIAN WHITEMAN

Henrique Gendre/Mint/Divulgação
TOP TUDO Eleita a mais bem-vestida do mundo pelo site "Style.com", Raquel Zimmermann é a nova estrela da campanha da grife Valentino. A modelo também acaba de lançar seu site (www.raquelzimmermann.com), criado com seu marido, o fotógrafo Ruy Sanchez Blanco

nova década

Casa de Criadores abre inverno- 2008

A Casa de Criadores -um dos principais eventos de moda do país- abre na próxima terça-feira, dia 27, a temporada de desfiles do inverno-2008 no Brasil. Vai mostrar 19 grifes durante três dias de desfiles, no shopping Frei Caneca. A temporada continua em janeiro, com o Fashion Rio e a São Paulo Fashion Week.
O pragmatismo comercial levou o evento a antecipar o inverno, em vez de encerrar o verão, como fazia antes. Já em novembro, as lojas estão fazendo o "preview" -ou seja, a compra das roupas que estarão nas vitrines assim que acabarem as liquidações de final e começo de ano.
"Estávamos perdendo o timing comercial. Resolvemos mudar, mas só o fiz quando achei que poderia trazer algo importante e verdadeiro para os estilistas", diz o empresário André Hidalgo, que fundou e dirige a Casa dos Criadores. Por isso mesmo, ele fez um acordo com o showroom Clube de Estilo, que desde o dia 19 -até o dia 29- vende as coleções (tel. 0/xx/11/3081-0001).
Neste ano, a Casa de Criadores está festejando uma década de existência. Foi lá que desfilaram pela primeira vez Ronaldo Fraga, Jum Nakao e Cavalera, entre outros. Para comemorar a data, uma exposição de fotos vai mostrar personalidades do mundo da moda vestindo looks de coleções antigas dos principais estilistas que participaram ou participam do evento.


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