São Paulo, segunda-feira, 24 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSONALIDADE

Apresentador, que lutava contra um enfisema há anos, se tornou famoso no programa "The Tonight Show"

Morre, aos 79, Johnny Carson, lenda do "talk show"

DA REDAÇÃO

Morreu ontem de manhã, em razão de um enfisema, Johnny Carson, ex-apresentador do "talk show" "The Tonight Show", considerado um dos maiores nomes da história da TV norte-americana. Ele tinha 79 anos.
Carson apresentou o "Tonight Show", exibido pela rede NBC à meia-noite, por quase 30 anos, mantendo uma audiência estimada em 12 milhões de telespectadores a cada noite. Seu programa de despedida, em 22 de maio de 1992, foi visto por 55 milhões de pessoas. O posto de Johnny Carson foi ocupado desde então por Jay Leno.
Anunciado pelo co-apresentador Ed McMahon com a tradicional frase "Heeeeere's Johnny" (Aqui está Johnny), Carson se postava frente às câmeras para mostrar um estilo que seria adotado por outros "talk shows" posteriormente: o monólogo sobre determinado tema corrente, as piadas sobre sua vida íntima -Carson colecionava divórcios-, a camaradagem com os convidados. Sua principal qualidade era a habilidade em se manter próximo de seu público, o que contribuiu para a longevidade de sua carreira na TV.
Segundo Jô Soares, Johnny Carson foi uma de suas influências quando o humorista brasileiro iniciou sua carreira como apresentador de "talk shows".

Influência política
Os pequenos comentários sobre a política norte-americana eram considerados influentes sobre a opinião pública dos Estados Unidos -as piadas a respeito do caso Watergate foram vistas como a pá de cal sobre a presidência de Richard Nixon. Em 1988, a aparição de Bill Clinton em seu programa, tocando "Summertime" ao saxofone, foi também considerada determinante para consolidar a imagem do mais tarde candidato democrata.
Carson nasceu no Estado de Iowa e foi criado em Nebraska, iniciando sua carreira artística aos 14 anos, como o mágico "The Great Carsoni". Após servir na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial, Carson teve uma série de trabalhos nas rádios e TVs de Nebraska. Foi só em 1962 que o apresentador assumiu a vaga de apresentador no "Tonight Show", no lugar de Jack Paar. Entre as celebridades que foram entrevistadas estão John Lennon e Paul McCartney, em 1968.
Após sua aposentadoria, Carson procurou se distanciar da mídia, evitando entrevistas e passava seu tempo velejando e viajando, até passar por uma operação no coração em 1999, que o obrigou a diminuir o ritmo de suas atividades. Ele lutava contra um enfisema há vários anos.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Libertação do campo foi em 27 de janeiro de 45
Próximo Texto: 18ª SP Fashion Week: Fim de semana de desfiles consagra a maturidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.