São Paulo, sábado, 24 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Boxeador teve 56 vitórias e só 5 derrotas

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

Dentro dos ringues, o americano Muhammad Ali disputa com o compatriota Joe Louis o título de melhor peso-pesado da história do boxe. Fora dos ringues, tornou-se um dos, senão o mais importante atleta do século 20.
Converteu-se ao islamismo e se recusou a lutar no Vietnã -pagou ao ter a licença de pugilista cassada. Além disso, ""The Greatest" discursou abertamente contra a discriminação racial nos EUA e pelos direitos dos negros.
Ali foi abençoado por ter competido no período mais fértil para os pesos-pesados. Em qualquer outra era, diversos rivais do tricampeão teriam conquistado cinturões.
Logo após se tornar campeão pela primeira vez, tirando o título do ""grande urso feio" Sonny Liston, Ali se auto-proclamou ""o maior de todos os tempos". Ao pendurar as luvas, seu cartel registrava 56 vitórias, 37 nocautes, e cinco derrotas. Além disso, foi campeão olímpico.
Mesmo com a saúde comprometida pelo mal de Parkinson, participa de eventos sociais e esportivos, como a abertura da Olimpíada de Atlanta (96).


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Justiça do Rio veta venda de livro sobre Roberto Carlos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.