São Paulo, domingo, 24 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Animações favoritas contrapõem estilos

"Ratatouille", vencedor do Globo de Ouro, disputa com "Persépolis", premiado em Cannes

Rato cozinheiro da Pixar e desenho baseado em HQ de iraniana têm a companhia do pouco cotado "Tá Dando Onda" na briga pelo troféu

Divulgação
Cena do francês "Persépolis', que disputa hoje à noite o Oscar de melhor longa de animação com "Ratatouille' e "Tá Dando Onda"


MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

Caçula do Oscar, a categoria de melhor longa de animação (que estreou na festa de 2002) terá neste ano mais uma briga de cachorros grandes, polarizada entre o francês "Persépolis" e o americano "Ratatouille".
Se não tem o mesmo calibre da disputa de 2006 (quando "O Castelo Animado", de Hayao Miyazaki, e "A Noiva-Cadáver", de Tim Burton, perderam para "Wallace & Gromit", da Aardman) é apenas porque seu terceiro concorrente, "Tá Dando Onda", não está à altura.
"Persépolis", baseado na HQ homônima da iraniana Marjane Satrapi (e dirigido por ela e por Vincent Paronnaud), levou o Prêmio do Júri em Cannes 2007, disputando com filmes não animados. Foi também o indicado da França para o Oscar de melhor filme estrangeiro, mas ficou fora da disputa.
Já "Ratatouille", de Brad Bird (leia-se Pixar), venceu recentemente o britânico Bafta e o Globo de Ouro, ambos na categoria animação, e bateu "Persépolis" na única vez em que se encontraram -no Prêmio Annie (o Oscar do gênero).

Briga de estilos
A competição é também um tira-teima entre dois estilos (a animação clássica, de "Persépolis", e a computadorizada, de "Ratatouille") e duas escolas (a mais comercial, da Pixar, e a de pretensões mais artísticas, representada por Satrapi).
Este tipo de disputa está empatada até agora -no Oscar 2002, a arte ("A Viagem de Chihiro") bateu o comércio ("A Era do Gelo"), mas, no ano seguinte, o resultado se inverteu, e "Procurando Nemo" venceu "As Bicicletas de Belleville".
Quanto aos pingüins surfistas de "Tá Dando Onda", de Ash Brannon e Chris Buck, podem ser chamados de zebras -sua simples entrada na disputa já foi recebida com surpresa, pois alijou concorrentes de peso como "Os Simpsons - O Filme" e "Bee Movie", que concorreram ao Globo de Ouro.


Texto Anterior: Estatuetas
Próximo Texto: Saiba mais: Votação tem regra que limita lobby de produções
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.