São Paulo, quarta-feira, 24 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONEXÃO POP

O novo Dave Eggers


Elogiado escritor americano narra história real de um sobrevivente do furacão Katrina em Nova Orleans


THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

NASCIDO na Síria, viajado o mundo, Zeitoun "baixou âncora" em Nova Orleans. Ali conheceu Kathy, americana convertida ao Islã. Os dois casaram e tiveram três filhas. Ele mantém a família com sua pequena firma de pintura e consertos diversos.
Em uma sexta-feira de agosto de 2005, o cotidiano de Zeitoun é levemente alterado quando, na TV, surge a notícia de que um furacão surgido no Caribe deve passar por Nova Orleans. Acostumados com desastres naturais, Zeitoun e Kathy inicialmente não dão bola para o caso. Os dois continuam trabalhando, trocando constantes e românticos telefonemas, segue a rotina caseira, com as filhas pequenas viciadas no filme "Orgulho e Preconceito".

 


Já conhecemos o macro. Ajudado pela incompetência das autoridades locais em prever seu tamanho, o Katrina acabou com Nova Orleans. Pelo menos 80% da cidade costeira ficou debaixo d'água e mais de 1.800 pessoas morreram.
Após a tragédia, o escritor norte-americano Dave Eggers foi à cidade. Lá encontrou Zeitoun, e a partir de seus depoimentos, construiu "Zeitoun", livro lançado no ano passado nos Estados Unidos. Aos 40 anos, Eggers é hoje um dos principais nomes da literatura americana. Ganhou fama aos 21 anos, quando publicou "Uma Comovente História de Espantoso Talento". Toca a editora independente McSweeney's, em que dá espaço para novos escritores (e nem tão novos assim, como David Foster Wallace).
Em "Zeitoun", Eggers continua seu trabalho de escrita não ficcional -em "O Que É o Quê", Eggers narra a história de um refugiado sudanês. Apesar de conhecermos as consequências do Katrina, Eggers consegue nos prender às páginas do livro ao costurar com delicadeza e agilidade os fatos que marcaram esses poucos dias na vida de Zeitoun.
Eggers imprime à narrativa um ritmo quase de suspense. Não é condescendente com Zeitoun, mas trata o homem/personagem com o devido respeito. É um longo perfil de um homem comum que Eggers transforma em um livro emocionante e provocador.

 


Mangue Beat. A partir de amanhã e até domingo, a "Ocupação Chico Science", no Itaú Cultural (av. Paulista, 149, SP), ganha a companhia de um ciclo de filmes que tratam ou resvalam no mangue beat. Entraram na programação "Baile Perfumado" (de Paulo Caldas e Lírio Ferreira), "Texas Hotel" (Cláudio Assis), entre outros. Infos: www.itaucultural.org.br.

 

Uma das boas bandas britânicas surgidas nos anos 00, o Foals está com o segundo disco, "Total Life Forever", já finalizado. Já estava entre nós "Spanish Sahara". Agora chega "This Orient", com melodia surpreendente. O vídeo está no YouTube.

thiago.ney@uol.com.br


Texto Anterior: CDs/DVDs
Próximo Texto: Teatro/ "Vida": Espetáculo confirma qualidade de grupo teatral de Curitiba
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.