São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM PORTUGAL
Netinho mostra o trio elétrico a Lisboa

PAULO VIEIRA
enviado especial a Lisboa

A efeméride dos 500 anos teve em Lisboa uma locação muito específica. A alameda dos Oceanos, dentro do Parque das Nações, sucedâneo da Expo 98. Seguindo o trio elétrico comandado por Netinho, no sábado à tarde, um público estimado (com algum otimismo) pela organização em 50 mil pessoas.
Após suas mais de três horas de show, o cantor, que numa enquete feita pelo jornal "Expresso" foi considerado o segundo cantor brasileiro preferido pelos portugueses -à frente de Caetano e atrás de Roberto-, foi rendido pela banda Eva.
Um público heterogêneo acompanhou, apesar da chuva intermitente, o percurso de dois quilômetros do trio. Foi a estréia do aparato em Portugal.
Tanto Netinho como Emanuelle Araújo, da Banda Eva, evitaram declarações mais bombásticas sobre os 500 anos. Emanuelle se disse "honrada" por representar o Brasil no 22 de abril em Portugal. Netinho retificou seu desejo de manter turnês longas por Portugal -sua primeira no país, há três anos, teve 14 shows.
Netinho fez um mix de sucessos do repertório baiano em seu desfile: Terra Samba, Ivete Sangalo, Daniela Mercury. Com a última foi particularmente generoso. Daniela vendeu 250 mil cópias em Portugal.
Na imprensa não faltaram também glossários da "língua" brasileira, com a tradicional confusão. A ignorada expressão "Mi tchira do sêrio", assim mesmo, com a orientação fonética assinalada, significa, segundo a "Focus", "queres ir para a cama comigo?"
Outros brasileiros se apresentam em Portugal nos próximos quatro meses. Caetano Veloso e Maria Bethânia, que se exibem juntos no Parque das Nações, esgotaram a bilheteria de 12 mil pagantes em tempo recorde.


O jornalista Paulo Vieira viajou a convite da Conexão Marketing e Comunicação


Texto Anterior: 500 anos: Rio expõe azulejos portugueses do século 20
Próximo Texto: Teatro lota para ver "O Guarani" popular
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.