São Paulo, sexta-feira, 24 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Crítica

Comédia de Lars von Trier discute o poder

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Quem é "O Grande Chefe" (TC Cult, 20h10; não recomendado a menores de 16 anos) do filme de Lars von Trier? É não mais que um ator contratado para fazer o papel de "o grande chefe". No caso, aquele que vem de outro país, onde estaria a matriz da empresa.
Quem trama tudo é o verdadeiro dono da empresa, o verdadeiro chefe, como forma de passar a perna em seus funcionários, porque quer passar a empresa nos cobres.
O que importa nessa comédia, no entanto, é a existência dessa entidade, ou antes: é o fato de que, para cada um dos funcionários, ele efetivamente exista. Não será isso o poder? Um nada que internalizamos a ponto de isso agir em nós, organizar nossos atos e ideias. O nada é muito grande, diria Macedonio Fernández.
Ainda hoje, "Timor Lorosae - O Massacre que o Mundo Não Viu" (Canal Brasil, 16h30; classificação indicativa não informada), documentário de Lucélia Santos sobre os sofrimentos do Timor Leste antes de sua independência.


Texto Anterior: Televisão/Música: Tim Maia é mais novo do que jovens
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.