São Paulo, sábado, 24 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obra poética de Vinicius será aberta

DA REPORTAGEM LOCAL

A partir da próxima segunda-feira, a obra poética de Vinicius de Moraes estará aberta ao público na biblioteca Brasiliana Digital USP.
A publicação foi autorizada pela VM Empreendimentos Artísticos e Culturais, que detém os direitos sobre a obra.
Trata-se de um caso raro de autor famoso a ter seu trabalho liberado para publicação mesmo ainda protegido pela lei de direito autoral -a obra dele só entrará em domínio público em 2040.
Integram o projeto "Toda poesia de Vinícius de Moraes" 15 livros digitalizados do escritor, entre eles primeiras edições raras do acervo doado por José Mindlin à USP, e um texto de apresentação de Marcelo Sandmann.
A obra digitalizada vai ser lançada na segunda-feira, em São Paulo, durante a abertura do Simpósio Internacional de Políticas Públicas para Acervos Digitais, promovido por Ministério da Cultura, Casa da Cultura Digital e Brasiliana USP.
Das 11h às 14h, um ônibus modelo 1928, inspirado na Biblioteca Circulante de Mário de Andrade, ficará estacionado em frente ao Novotel Jaraguá, local do evento (r. Martins Fontes, 71, centro), aberto ao público, com cinco leitores eletrônicos com as obras digitalizadas e som ambiente de Vinicius declamando poemas.
A programação do simpósio está detalhada na página www.acervosdigitais.blog.br, que traz também links para acessar acervos públicos digitais no Brasil e no exterior. (FV)


Texto Anterior: E eu com isso?
Próximo Texto: Brasiliana e Biblioteca Nacional mostram avanço de acervos públicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.