São Paulo, sábado, 24 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saramago vendeu 1,4 milhão; Antunes, 70 mil

DA REPORTAGEM LOCAL

António Lobo Antunes gosta de se dizer metade brasileiro, metade português. É que seu avô nasceu em Belém e eram brasileiros os primeiros livros que tocou. "Na casa do meu avô só havia livro brasileiro do século 19. Aloísio de Azevedo, José de Alencar... Aquilo me assustava imenso, mas eram o que eu lia porque é o que havia."
Mas levou muito tempo para que sua obra, ao cruzar o oceano, fosse percebida pelo mercado. Os 11 livros de Antunes publicados pela Alfaguara desde 2003 (outras editoras o haviam publicado, mas com menor exposição) venderam, ao todo, cerca de 70 mil exemplares, número idêntico ao do último título de Saramago, "Caim". Os 24 títulos do autor de "Ensaio sobre a Cegueira" somam 1,4 milhões de exemplares.
Mas, como ele diz, "arte não é desporto de competição". E grandeza literária nada tem a ver com ordem de grandeza numérica. (APS)

FOLHA ONLINE
Leia a íntegra da entrevista
www.folha.com.br/101131



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Quico, do "Chaves", se aposenta e escreve biografia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.