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"UM CASAMENTO À INDIANA"
Premiada em Veneza, Mira Nair destaca "cor local"
Novelão para exportação
TIAGO MATA MACHADO
CRÍTICO DA FOLHA
Tomar uma cerimônia de casamento como microcosmo
para dissecar a sociedade de um
país não chega a constituir uma
idéia das mais originais. O mote é
comum a diversas cinematografias, da norte-americana ("Cerimônia de Casamento") à russa
("As Bodas"), da chinesa ("Banquete de Casamento") à brasileira
("O Casamento"). Não apenas o
estilo dos autores, mas sobretudo
a identidade nacional garantia a
cada longa sua originalidade.
Em "Um Casamento à Indiana", a preocupação da diretora
Mira Nair em enfatizar as "cores
locais" é evidente. Mas elas já não
compõem aqui uma identidade
nacional. Servem, antes, para enfeitar a indisfarçável celebração
da elite globalizada indiana em
que se configura afinal o filme.
A princípio, o esfacelamento
dessa identidade parece constituir
o tema do filme. A diretora revela-se decidida a ressaltar o cosmopolitismo das personagens. As "cores locais" funcionam como fundo, e o fato de Nair não demonstrar senão uma preocupação estética nos previne contra a possibilidade de que a caracterização elitista-globalizada das personagens
se reverta numa visão crítica.
Não há conflito nem identidade.
Não por acaso, é por demais recorrente em relação aos outros do
gênero. Como em "Cerimônia de
Casamento", de Robert Altman,
velhas (e mal resolvidas) e novas
(e furtivas) relações agitam o casamento. Como em "Banquete de
Casamento", de Ang Lee, ritos
tradicionais se sobrepõem a demandas modernas. Como em "As
Bodas", de Pavel Loguine, a evolução da trama se dá em contiguidade com a animação de um
evento que coloca em xeque a autoridade de alguns personagens.
Mas não há nem trânsito social
(como no filme russo) nem conflito de classe (como em Altman)
ou de tradição (como em Lee).
Quase tudo é conciliável nesse novelão, produto exportação que
atingiu seu objetivo de ganhar o
mercado com o inexplicável Leão
de Ouro arrebatado em Veneza.
Há dois jovens empregados que
servem para confirmar a índole
conciliatória da "sociologia" de
Nair: admitidos na tenda dos patrões durante a festa, são como
"parvenus" a quem é permitida
uma discreta e ligeira participação na grande festa da elite global.
Um Casamento à Indiana
Monsoon Wedding
Direção: Mira Nair
Produção: Índia, 2001
Com: Naseeruddin Shah, Vijay Raaz
Quando: a partir de hoje nos cines Belas
Artes, Espaço Unibanco e circuito
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