UOL


São Paulo, sábado, 24 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
ORIXÁ
De conversa em conversa com o vizinho Caribé, um dos maiores pintores da Bahia, a escultora Iza Guimarães se familiarizou com o candomblé, tema predominante das peças que ela expõe no espaço A Galeria, até 11 de junho

Tempo fechado

A BrasilConnects e a galeria Fortes Vilaça, uma das mais importantes de São Paulo, estão em pé de guerra. A empresa enviou uma interpelação a uma das donas da galeria, Márcia Fortes. Quer que ela se retrate publicamente de declarações feitas no início do mês, quando disse que a BrasilConnects tinha uma dívida de R$ 3.700 com sua galeria, referente a passagens aéreas de artistas enviados para a Bienal de Veneza de 2001.
 
A BrasilConnects afirma que o débito foi pago na época e que as declarações de Márcia foram ruins para a imagem da empresa. Diz ter recebido uma carta com explicações da galerista, mas não considera o documento uma retratação pública. Márcia afirma que, até agora, não tomou conhecimento da interpelação e que tudo se resumiu a um mal-entendido.

LULA LÁ
O Ministério da Cultura está preparando novas regras para contrapartidas publicitárias em relação aos patrocínios incentivados para shows, teatro e cinema. Além do nome da empresa patrocinadora -Telefônica, Itaú, Banco do Brasil, por exemplo-, o artista, produtor ou cineasta beneficiado também terá que estampar em seus materiais publicitários a marca do governo Lula.
 
É aquela toda colorida criada por Duda Mendonça com o slogan: "Brasil: um país de todos". Afinal, pensa o MinC, os patrocínios dados pelas empresas, ainda que privadas, recebem benefícios fiscais. Na prática, boa parte dos recursos sai mesmo é dos cofres do governo.

SÓ LOVE
Almoço na quarta-feira reuniu o ministro Ciro Gomes, sua ex-mulher, Patrícia Gomes, e o senador Tasso Jereissati, todos do Ceará. O encontro, que aconteceu no momento em que se avolumam notícias de um possível desentendimento entre os dois líderes cearenses, aconteceu no discreto gabinete de Tasso, que fica bem distante das salas dos outros parlamentares. E também logo depois de Ciro encher de elogios públicos a ex-mulher numa audiência no Senado.

VOLANTE
Glória Perez vai escrever um episódio de "Carga Pesada" quando o programa voltar a ser exibido, em agosto. A decisão foi tomada anteontem.

PAPAGAIO
O deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) comunicou à TIM que está devolvendo os quatro celulares da empresa -e que foram interceptados irregularmente, dando origem ao escândalo do grampo da Bahia.
 
Para espanto do parlamentar, a empresa informou que, além de tudo, ele terá que pagar pesada multa por "rompimento de contrato".

LUZ
Estão bem avançadas as negociações da apresentadora Babi com a "Playboy". Caso feche contrato, ela será clicada no Brasil por um fotógrafo internacional, escolhido pela própria.

POSSIBILIDADES
Gabriela Bündchen, irmã mais nova de Gisele, não irá mais ligar sua imagem à marca americana Tommy Hilfiger. O empresário dela, Aluísio Ribeiro, queria um contrato fixo, de pelo menos um ano, em que a modelo recebesse uma remuneração mensal.
 
A empresa, diz ele, preferia pagá-la por ação promocional. Gabriela e Ribeiro acharam então mais vantajoso deixá-la livre para avaliar outras propostas do mercado.

MUCHO GUSTO
A revista americana "Artforum", uma das mais badaladas do circuito das artes, cometeu um gafe geográfica em sua última edição. Em um quadro com exposições do mundo inteiro, a única cidade "brasileira" citada é Buenos Aires.

ENCONTRO
O presidente da Confederação Israelita do Brasil, Jack Terpins, e o rabino Henry Sobel foram recebidos pelo papa João Paulo 2º, anteontem, no Vaticano. Foi a primeira vez que o papa recebeu oficialmente dirigentes comunitários judeus da América Latina.

bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES E ALVARO LEME>

CURTO-CIRCUITO

Com shows, performances, vídeos e fotografias, a feira de decoração Mercado Casa Mix acontece hoje e amanhã, no Paço das Artes, das 11h às 20h.
São de Adelina Silveira as jóias que serão usadas no desfile de abertura do Casa Cor, amanhã; as roupas serão de Helena Mottin; os calçados, Arezzo; e a produção, de Cláudia Metner.
O infectologista David Uip é o novo diretor executivo do Incor e tomou posse anteontem.
O joalheiro Mario Pantalena comanda uma festa para 70 amigos, hoje, em sua casa, nos Jardins.


Texto Anterior: Análise: Klein faz remix de velhas obsessões
Próximo Texto: Rodapé: Crônicas da vida danificada
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.