|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
EVENTO
Principal iniciativa do Ano do Brasil na França, local terá exibições gratuitas de peças, músicos e artistas brasileiros
Espaço Brasil abre hoje e espera 400 mil
JANAINA FIDALGO
DA REPORTAGEM LOCAL
De hoje ao dia 11 de setembro,
400 mil pessoas são esperadas no
Espaço Brasil, um centro multidisciplinar instalado no Carreau
du Temple, área tombada de
2.400 m2 no bairro parisiense de
Marais, na França.
Inaugurado hoje pelo ministro
da Cultura, Gilberto Gil, apenas
para convidados, o espaço abriga
um teatro, um palco principal,
duas galerias e salas multimídia.
"A intenção é mostrar ao público europeu a diversidade da cultura brasileira, inclusive o trabalho dos artistas que não tinham
acesso", diz Márcio Meira, secretário da Articulação Institucional
do Ministério da Cultura.
Assim, há desde músicos que
percorreram o país com o Projeto
Pixinguinha até Adriana Calcanhotto e um quarteto formado
por Armandinho, Paulo Moura,
Robertinho Silva e Yamandú Costa. Do teatro, destaque para os bonecos do Giramundo ("Cobra
Norato"). Na arte, a surpresa é
uma individual com 62 obras de
Amílcar de Castro.
"A programação inclui também
uma mostra de sete Estados que
transmitirá ao público europeu
uma imagem real, que vai além
dos clichês praia, mulata, Carnaval e futebol", diz Meira.
Principal iniciativa do Ano do
Brasil na França, o Espaço Brasil
representa parte significativa do
orçamento de todo o evento, estimado em R$ 30 milhões.
"Criamos uma estrutura desmontável, desenhada e pré-fabricada no Brasil. É um investimento
que o MinC fez para ser usado
aqui, mas que poderá ser aproveitado em outras ocasiões. Vai dar
visibilidade nobre e digna à cultura brasileira", ressalta Meira.
Até agora, o Ano do Brasil na
França já atraiu três vezes mais
público do que as atrações do Ano
da China, celebrado no último
ano no país europeu e considerado, até então, o mais popular.
"O que existe é uma abertura
muito grande dos franceses em
relação à cultura brasileira. Eles
têm uma curiosidade, uma relação amorosa conosco", diz.
A contribuição da cultura
À primeira vista, é a troca cultural o propósito do Ano do Brasil
na França, com a criação de um
canal de divulgação das mais diversas manifestações artísticas. As
intenções do Brasil, no entanto,
vão além. Focam também o estreitamento das relações políticas
e econômicas com o país europeu. Só nos quatro primeiros meses deste ano, a exportação de
produtos "made in Brazil" para a
França aumentou 13% em relação
ao mesmo período em 2004.
"Nossa expectativa tem três níveis: a divulgação da cultura brasileira na França, a importância
econômica, pois aumenta a possibilidade de o Brasil exportar, e o
fator político. O país tem hoje
uma política internacional pró-ativa, ocupando espaço privilegiado no cenário internacional."
Texto Anterior: Nas lojas Próximo Texto: Política cultural: MinC reduz incentivo fiscal para institutos Índice
|