São Paulo, sexta-feira, 24 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Série traz à luz presença feminina na bossa

DA REPORTAGEM LOCAL

Do samba-canção à bossa nova, uma nova mulher surge no cenário musical, a começar pelas letras das canções. Lupicínio Rodrigues cantava (lindamente e com graça) a mulher interesseira, que espezinha o coração do homem ("Você sabe o que é ter um amor, meu senhor/ Ter loucura por uma mulher/ E depois encontrar esse amor, meu senhor/ Nos braços de um outro qualquer"). A bossa passou a cantar a beleza e a delicadeza feminina, em especial daquelas vistas nas praias cariocas.
E é neste clima ameno e musical, cantado pelos bossa-novistas, que se passa "A Bossa e a Nova Mulher", terceiro episódio da série "7 x Bossa Nova", exibida pela DirecTV.
Intercalando cenas de filmes -"Rio, Verão e Amor" (66) e "Garota Enxuta" (59)- e depoimentos de Roberto Menescal, Nelson Motta, Cacá Diegues e Ruy Castro a números de Marcos Valle, o episódio resgata não só a figura feminina como musa mas também como protagonista.
Menescal e Diegues lembram da modernidade de Nara Leão, que abriu caminho para outras mulheres, como Joyce e Wanda Sá.
Dominado por números de Marcos Valle, que toca "Samba de Verão", "Viola Enluarada", "Terra de Ninguém" e "A Resposta", é de Nara um dos melhores momentos deste episódio. Em gravações da TV Cultura, canta "Você e Eu" (Vinicius de Moraes).
Boas também as presenças de Wanda Sá, comentando a liberdade das mulheres do Arpoador, as aulas de violão com Menescal e a beleza sedutora de Tom, e de Alaíde Costa, numa emocionada interpretação de "Onde Anda Você". Em imagens de arquivo, Sylvia Telles surge para lembrar a origem do termo "bossa nova".
No final, porém, quando aborda a mudança da bossa diante do recrudescimento político, em tempos de ditadura militar, e a carreira internacional de Marcos Valle, o episódio se perde.
(JANAINA FIDALGO)


7 x Bossa Nova - A Bossa e a Nova Mulher
Quando:
hoje, a partir das 12h, no canal 605 da DirecTV


Texto Anterior: Erika Palomino
Próximo Texto: Música: Argentina lembra 70 anos da morte de Gardel
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.