São Paulo, terça-feira, 24 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

Munir Chatack/TV Record
DADO É BRIGUENTO Dado Dolabella e Rodrigo Faro gravam cena de ‘Chamas da Vida’, próxima novela da Record; na trama, os dois são irmãos, e Dado, envolvido com drogas, vive brigando

Abril, Record e Band protestam contra Globo

Os grupos Abril, Record e Bandeirantes vão divulgar nesta semana um manifesto contra "o monopólio" da Globo na TV paga, por meio do controle de conteúdo nacional nas operadoras Net e Sky, que detêm 76% dos assinantes brasileiros.
O manifesto estava sendo elaborado ontem à tarde. Os grupos reclamam de barreiras para a distribuição de seus canais. Recentemente, a Sky limitou o sinal da MTV, da Abril, antes nacional, a São Paulo.
O documento também declarará apoio à proteção do conteúdo nacional no PL-29, e discussão no Congresso, mas proporá mudanças. Os grupos dizem que a atual redação do PL-29, que obriga operadoras a distribuir dez canais nacionais no pacote mais básico, favorece a Globo, que ocuparia sete dessas dez vagas. Record, Band e Abril querem que cada grupo econômico fique, cada um, com dois desses canais.
Diretor-geral da Globosat, Alberto Pecegueiro rechaça as acusações. "Não existe monopólio da Globo. A Globo enfrenta no mercado de TV por assinatura os maiores grupos do mundo, como Turner e Time-Warner. No discurso antiGlobo, ninguém liga para isso", diz.
Segundo o executivo, a Globo não tem poder de veto no conteúdo da Sky. Para ele, a proposta de dois canais por grupo no pacote básico é "absurda". "Estão pleiteando que o conteúdo deles seja distribuído por decreto, não por competência."

TOPETE NEWS O publicitário, apresentador e cantor Roberto Justus anunciará depois de amanhã, ao final da quinta edição de "O Aprendiz", mudanças no reality show da Record. O programa, em 2009, deixará de procurar um sócio para Justus. Voltará a buscar um "aprendiz", mas, desta vez, entre pessoas que ainda estejam cursando faculdade. O vencedor ganhará um MBA (pós-graduação em negócios) no exterior.

PREJUÍZO A exibição de "Pantanal" pelo SBT afetará o autor Benedito Ruy Barbosa no próprio bolso. Além de ter que criar uma nova sinopse de novela das oito, terá que compensar a Globo pelo dinheiro que já recebeu pela venda dos roteiros originais de "Pantanal". A Globo não quer mais remake da novela.

SEM GRAÇA A Globo afastou os atores Pedro Bismark, o Nerso da Capitinga, e Stephan Nercessian do elenco de "Zorra Total". É que o primeiro fará campanha e o segundo será candidato. Bismark aproveitou o afastamento e já está faturando como garoto-propaganda das Casas Bahia.

MONOPÓLIO Anteontem, Itália x Espanha deu 14,2 pontos à Record, só 1,5 a menos do que Vasco x Palmeiras na Globo. Mas os jornais da Globo, à exceção do "Globo Esporte", ignoram a Eurocopa.

DIDI E DEDÉ A volta de Dedé Santana fez bem ao "Turma do Didi". Anteontem, o programa deu 15,5 pontos, a maior audência de 2008. Já o "Fantástico", com 23,7 pontos, teve seu segundo pior desempenho no ano.


Texto Anterior: José Simão: Inveja! A Gisele não encolhe a barriga!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.