São Paulo, terça-feira, 24 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quarteto Radamés Gnattali lança seu 1º CD em recital

Repertório inclui Camargo Guarnieri e Villa-Lobos

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Formado por membros de boas orquestras do Rio, o Quarteto Radamés Gnattali lança hoje, no Sesc Pinheiros, seu primeiro disco, com quatro dos principais compositores brasileiros do século 20. Carla Rincón, a "spalla" (primeiro violino), e Fernando Thebaldi, viola, integram a Orquestra Petrobras Sinfônica, enquanto João Carlos Ferreira, segundo violino, e Paulo Santoro, violoncelo, fazem parte da Orquestra Sinfônica Brasileira.
Originalmente intitulado Quarteto Continental, o grupo mudou de nome em 2006, como homenagem ao centenário do gaúcho Radamés Gnattali (1906-1988), pianista, regente, compositor e arranjador, que teve atuação de relevo tanto na música popular, quanto na erudita. No ano passado, já com a nova denominação, o quarteto fez uma turnê pelos Estados Unidos, a convite da California State University Stanislaus.
Lançado pelo selo Rádio MEC, o disco, cujo título é "Quarteto Radamés Gnattali", abre justamente com uma breve "Valsa", de três minutos de duração, deste autor, sendo complementado pelo terceiro quarteto de cordas do amazonense Claudio Santoro (1919-1989); pelo "Quarteto nº 3", do paulista Camargo Guarnieri (1907-1993); e pelo sexto quarteto do carioca Heitor Villa-Lobos (1887-1959). O grupo pesquisou os manuscritos de cada obra, e o resultado, no disco, é rico em verve e convicção. O concerto de hoje será repetido amanhã, na Sala Cecília Meireles, no Rio.


QUARTETO RADAMÉS GNATTALI
Quando:
hoje, às 20h30
Onde: Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195, tel. 0/xx/11/3095-9400; classificação: livre)
Quanto: R$ 8


Texto Anterior: Crítica/"Madama Butterfly": Ópera de Puccini vira um teatro nô com arte de Tomie
Próximo Texto: Música: Especial mostra as faces do Goldfrapp
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.