São Paulo, sexta-feira, 24 de junho de 2011

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Última Moda

VIVIAN WHITEMAN, em Milão - ultima.moda@grupofolha.com.br

Força na sola

GRIFES INVESTEM EM PARCERIAS PARA LEVAR ÀS LOJAS SAPATOS QUE FIZERAM SUCESSO NOS DESFILES DE VERÃO DA SÃO PAULO FASHION WEEK

Na temporada verão 2012 da São Paulo Fashion Week, que terminou na semana passada, os sapatos ganharam os holofotes. Apostando nos calçados como produtos importantes para seus negócios, estilistas brasileiros e o mercado calçadista de luxo estão juntando forças.
As grandes tendências da temporada são os detalhes artesanais, os metalizados e as espadrilles (sandálias com solado de corda) -entre estas, a versão desenvolvida pela grife Neon em parceria com a rede de lojas de sapatos Mr. Cat entrou para a lista das mais desejadas das clientes VIP.
"Somos uma marca tradicional, e trabalhar com a Neon nos trouxe frescor e um novo público", analisa a diretora criativa da Mr. Cat, Adriana Svartsnaider.
As peças, de tiragem limitada, serão vendidas em lojas selecionadas da Mr. Cat e na própria Neon. A parceria já dura quatro temporadas e, na coleção passada, os itens custavam, em média, R$ 300.
Outra vedete da estação foram as sandálias matadoras que o sapateiro de luxo Alexandre Birman, considerado o novo Manolo Blahnik pelas jovens estrelas de Hollywood, criou para a coleção de Pedro Lourenço. "Não paro de receber ligações de clientes querendo os sapatos", conta Birman.
Nos próximos dias, o designer terá uma reunião com Pedro para negociar os termos de produção da sandália. "O que falta para esse tipo de parceria acontecer mais na indústria é questão de conversa. Quem produz? Onde vende? Tem royalty? A moda pode ganhar muito com essa troca", diz Birman.
No entanto, outros designers, como André Lima, se preocupam com a qualidade, mas usam os calçados de desfile como objeto de cena. "Minha clientela arremata meus vestidos com itens-fetiche, para ficar ao lado de bolsas e sapatos Gucci, Louis Vuitton, Louboutin... Temos bons sapateiros no Brasil, mas competir com ícones desse tipo é duro", diz Lima.

ENTREVISTA

Peças criadas por Fernando Pires só fazem "show"

Há 28 anos o sapateiro de luxo Fernando Pires, 57, aumenta a altura das brasileiras com suas icônicas e desejadas maxiplataformas. Nessa edição da SPFW, Pires assinou os calçados de cinco desfiles: Adriana Degreas, Amapô, André Lima, Cia. Marítima e FH por Fause Haten. Em entrevista à Folha, ele conta que a maior parte de suas criações para a semana de moda, no entanto, não é produzida:

 


Folha - Você vende os sapatos que produz para a SPFW? Fernando Pires -Não, são apenas para o show.

Não é trabalho perdido?
As modelagens são minhas e as vendo em minha loja [r. da Consolação, 3.534, Cerqueira César], só que com outras cores e estampas. É horrível fazer tudo aquilo com a sensação de que não vai chegar à rua. Mas, por outro lado, é muito gratificante ver peças minhas com aquelas roupas incríveis.

Nunca vendeu nenhum sapato que criou para desfile?
Adriana [Degreas] encomendou dois modelos, parecidos com os de passarela, para vender em edição limitada. A questão é que, se eu vendo uma peça a R$ 800 na minha loja, os estilistas botam meus sapatos exclusivos a R$ 1.700 nas deles. Por esse preço, muita gente prefere comprar um Louboutin, mas, o que ele faz hoje, eu faço há décadas.

EM CLIMA DE OSCAR
A campanha de inverno 2011 da grife Reserva, que teve o cantor Lobão como garoto-propaganda, foi indicada ao título de mais inovadora no prêmio anual WGSN Global Fashion Awards. Na categoria, concorrem gigantes como Armani Jeans, Macy’s e Prada.

TUITADAS

@aperteoalt Estilista John Galliano faz carão durante julgamento.
Tuiteiro comenta expressão do estilista durante audiência em que respondeu a acusações de racismo e confessou seu vício em remédios e álcool

@GagaDirect It is not too late to purchase a Lady Gaga "We Pray For Japan" bracelet. 100% of proceeds go to earthquake relief http://bit.ly/eB3664
(Não é tarde para comprar a pulseira "Nós Rezamos pelo Japão" de LadyGaga. 100% dos lucros vão para as vítimas do terremoto)
Gaga entra na onda do marketing beneficente com venda de pulseirinhas

@silvioluiz EU EIM TA LOCO Homem vestindo shortinho, meias 7/8 e salto alto embarca em avião nos EUA #UOL http://t.co/Uyxqkgz
O locutor esportivo desaprova os trajes sumários do americano que decidiu "ousar" na roupa de viagem

Pechincha A estilista Fabia Bercsek vende peças de seu acervo pessoal e dos últimos desfiles que fez na São Paulo Fashion Week, antes de deixar o evento. O bazar rola de hoje até o dia 30, das 11h às 19h, no brechó fashionista Juisi By Licquor (al. Tietê, eb), nos Jardins. Os preços vão de R$ 50 a R$ 350.

Televisiva Um dos destaques da 43ª Francal (Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios), que acontece entre os dias 27 e 30, no Anhembi, é a coleção de bolsas "Sex and the City". As peças são inspiradas nos itens de luxo usados pelas personagens da série e devem chegar às lojas no fim do ano.

com PEDRO DINIZ


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