São Paulo, segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HQ narra início de Calvin e Haroldo

Livro recém-lançado conta as primeiras histórias do menino de 6 anos que dá vida a seu tigre de pelúcia

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nem tudo é fácil na vida de um menino de 6 anos. Bill Watterson sabe disso e aproveitou esse fato para criar ótimas histórias. O quadrinista norte-americano é o "pai" do menino hiperativo Calvin e de seu amigo Haroldo, personagens que ilustrou de 1985 a 1995, quando se aposentou. O livro "Calvin e Haroldo - E Foi Assim que Tudo Começou", recém-lançado no Brasil, traz as primeiras histórias dessa dupla pouco usual -Haroldo, na verdade, é apenas um tigre de pelúcia, e sua personalidade "viva" é fruto da enorme imaginação de Calvin.
É nestas primeiras tiras que Watterson constrói a aparência e a personalidade dos personagens que desenharia por 11 anos: não só de Calvin e Haroldo, mas também dos pais de Calvin, da temida babá Rosalyn, da professora Senhorita Wormwood e de Susie Derkins, a colega de classe de quem Calvin é mais próximo.
Watterson tem muitos méritos como quadrinista. O primeiro é o de ter conseguido manter uma tira diária de quadrinhos (formato original das histórias) engraçada e de qualidade constante por tantos anos.
A segunda talvez seja a mais difícil: Watterson vai além do humor. "Calvin e Haroldo" é mais do que uma história em quadrinhos para rir, é uma série sobre a infância.
Há as descobertas e brincadeiras, além dos dias de prazer inenarrável em que não há aula.
Mas também estão lá os deveres escolares, a incompreensão dos pais e até a dificuldade em se relacionar com outras crianças da mesma idade.
Há um toque de solidão no cotidiano de Calvin, superado por sua enorme imaginação, capaz de transformá-lo em um astronauta, em um super-herói ou em um imenso tiranossauro- e também capaz de dar vida ao tigre de pelúcia Haroldo.
Esses aspectos da infância não são mostrados com tristeza, mas com humor e ironia. Há a alegria da criatividade, do descompromisso, de fugir do cotidiano em cada brincadeira inventada por Calvin.
Não é sempre que Calvin se dá bem, principalmente na escola, mas isso não significa que ele não vá continuar tentando.
Afinal, para ele, a vida é curta, ele já tem 6 anos, e ainda há muito por descobrir.
Este é o segundo livro da coleção da editora Conrad que está republicando todas as tiras de Calvin e Haroldo. O primeiro, "O Mundo É Mágico - As Aventuras de Calvin & Haroldo", foi lançado no início do ano, e o terceiro está previsto para 2008.


CALVIN E HAROLDO - E FOI ASSIM QUE TUDO COMEÇOU
Autor:
Bill Watterson
Editora: Conrad
Quanto: R$ 29,90 (128 páginas)


Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Nelson Ascher: Religião e culto à natureza
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.