São Paulo, segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Texto Anterior | Índice

Bienal do Livro no Rio termina com aumento de visitantes

MARCOS STRECKER
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

A 13ª Bienal Internacional do Livro do Rio, encerrada ontem, bateu recorde de público. Em 11 dias, o número de visitantes chegou a 645 mil, contra 630 mil na última edição. Segundo Paulo Rocco, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), o faturamento foi de R$ 43 milhões (contra R$ 41,5 milhões na última edição) e 2,5 milhões de livros foram vendidos (contra 2,3 milhões em 2005).
Uma das principais atrações ontem foi a escritora americana Cecily von Ziegesar, que enfrentou uma fila de dezenas de meninas adolescentes que queriam autógrafos para os livros da série "Gossip Girl". À tarde, o diplomata Alberto da Costa e Silva, as historiadoras Lilia Schwarcz e Francisca Nogueira de Azevedo e o jornalista Laurentino Gomes comentaram as comemorações dos 200 anos da chegada da Família Real, que acontecem no ano que vem.
Ainda que a feira tenha sido um sucesso de público e vendas, e de vários eventos terem atraído muita gente (Ziraldo no sábado reuniu cerca de 500 pessoas - a maioria crianças), nem sempre as mesas funcionaram. O grande número de escritores convidados muitas vezes significou mistura de nomes sem afinidade.
Curiosamente, uma das mesas que mais funcionou foi a dos novelistas Gilberto Braga e Silvio de Abreu, que comentaram na noite de sábado o trabalho de criação de novelas. Mas, como disse Silvio de Abreu, "isso não tem nada a ver com romance ou com literatura".
Algumas editoras comemoravam na noite de ontem números positivos. A Record, maior editora do país, divulgou 25% a mais de vendar em relação à última bienal. A Objetiva (escolhida pela direção do evento como melhor estande) faturou 10% a mais. A Nova Fronteira divulgava 15% a mais de vendas.


O jornalista MARCOS STRECKER viajou a convite da organização do evento.


Texto Anterior: Análise: Sem palavras, sua linguagem era inovadora
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.