São Paulo, quinta, 24 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artista cria metáforas com ratoeiras

ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha

O espaço de arte da Funarte de São Paulo está apresentando a exposição "Antropoanarquia", do artista de multimeios Waldo Bravo, em que o objeto de discussão estética é a ratoeira.
Com base nessa figura, Bravo construiu metáforas visuais da existência humana, utilizando como suporte imagens com intervenções digitais sobre poliéster, além de fotografias e instalações.
"Só me interessa a experimentação e a pesquisa. É por meio delas que exercitamos a liberdade. Não tenho estilos e também não me interessa tê-los: os estilos limitam e aprisionam."
O conjunto de trabalhos representa uma espécie de referência ao ciclo da vida, provocando reflexões sobre a existência a partir do confronto das imagens poéticas com as da realidade.
Com o auxílio do público e a participação de alguns artistas plásticos convidados, será construído um grande mural, com imagens de ratoeiras, que serão interferidas e montadas em uma grande parede.
Segundo Bravo, nesse momento de participação, o espectador é convidado a resgatar o encantamento da arte, passando a tomar parte no processo de criação, rasgando, colando e pintando.
O objetivo dessa montagem é acabar com o diálogo imediatista da arte explícito e superficial.
"Faço uma ampla pesquisa estética no campo visual e não estou interessado em mercantilismo. As tendências só interessam ao mercado, do qual abro mão em prol da autonomia criativa", disse.
Ao realizar essa mostra, a Funarte propõe fugir dos padrões formais de exibições, obedecendo ao "Projeto de Ocupação".
A iniciativa visa apresentar exposições pouco convencionais, nas quais os artistas convidados apresentam obras que envolvem a participação do público.
²
Exposição: Antropoanarquia Quando: seg a sex, das 10h às 21h; sáb e dom, das 17h às 21h; até 30 de setembro Onde: espaço de arte da Funarte (al. Nothmann, 1.058, tel. 3662-5177, centro) Quanto: entrada franca


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.