UOL


São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPIÃO

Oscar estrangeiro reedita duelo Sony X Miramax

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

Além do brasileiro "Carandiru", de Hector Babenco, a Sony Classics tem dois outros destacados títulos aspirantes à disputa de melhor filme estrangeiro no Oscar 2004 (29/2), entre o recorde de 55 inscritos.
O francês "Bon Voyage", drama de época de Jean-Paul Rappeneau, com Isabelle Adjani, e o alemão "Adeus, Lênin", de Wolfgang Becker.
No caminho de Babenco está a cartela da Miramax, rival da Sony. A companhia tem neste ano os fortes candidatos da Itália ("Io Non Ho Paura"), do Canadá ("As Invasões Bárbaras") e da Argentina ("Valentim").
A Miramax venceu o Oscar 1998 (ano de "Central do Brasil", da Sony), com "A Vida É Bela", e a Sony ganhou os dois seguintes ("Tudo sobre Minha Mãe" e "O Tigre e o Dragão").
Os dois mais recentes vencedores são das alternativas Zeitgeist Films ("Em Nenhum Lugar na África") e United Artists ("Terra de Ninguém").
Sony e Miramax estavam presentes em ambas as disputas. A Sony, com "O Homem sem Passado" (2002) e "O Filho da Noiva" (2001). A Miramax, com "Hero" e "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain".

CONTAGEM REGRESSIVA 1
Está prevista para 11 de novembro a reunião entre os ministros Gilberto Gil (Cultura) e José Dirceu (Casa Civil), para definir os nomes que integrarão o Conselho Superior de Cinema. Indicações de ambos os ministérios e sugestões externas estão em análise. A reunião tem o objetivo de selar a concordância mútua.

CONTAGEM REGRESSIVA 2
Termina na próxima terça-feira o prazo de 15 dias que o ministro José Dirceu anunciou que tomaria para transformar a Ancine (Agência Nacional do Cinema) em Ancinav (Agência Nacional do Audiovisual).

SOBE-E-DESCE 1
No Brasil, "Carandiru" (4,67 milhões de espectadores) perdeu na semana passada o terceiro lugar no ranking geral de público de 2003 para "Procurando Nemo" (4,8 milhões), que alavancou sua bilheteria com a participação no Projeto Escola.

SOBE-E-DESCE 2
O filme de Babenco pode recuperar o posto no dia 3 de novembro, quando as 264 salas da Cinemark no país vão abrigar a promoção Projeta Brasil, que exibirá títulos nacionais com ingressos fixados em R$ 2. A estimativa da rede exibidora é registrar 200 mil espectadores.

ESTRADA
Foi aprovado em primeira votação na Câmara de SP o projeto de lei 1-235/2003, do vereador Nabil Bonduki (PT), que isenta os cinemas de rua e de galerias do pagamento de parte do ISS e do IPTU. É necessária uma segunda votação para ratificar a aprovação.


Texto Anterior: "Os Vigaristas": Táticas publicitárias fazem de filme um passatempo agradável
Próximo Texto: DVD/lançamentos - Bombas e lacunas: Pacote Nouvelle Vague
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.