São Paulo, segunda-feira, 24 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Procurador pede a cassação da Rede TV!

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O procurador regional dos direitos humanos em São Paulo, Sérgio Suiama, entra hoje com ação civil pública pedindo a cassação das concessões da Rede TV!.
A ação é subscrita por nove ONGs, sete delas de defesa de homossexuais. Também pede indenização por dano moral coletivo de cerca de R$ 20 milhões, a proibição definitiva da exibição do "Tarde Quente", de João Kléber, e a apresentação durante 60 dias, no lugar do programa vespertino, de material que divulgue os direitos humanos e dos homossexuais.
Suiama argumenta que a Rede TV! estimula a homofobia ao exibir pegadinhas, no "Tarde Quente", em que homossexuais são ridicularizados. Segundo o procurador, o programa também ofende a dignidade humana em geral. "O programa tem pegadinhas em que as pessoas são xingadas de "galinhas" e de "babacas'", afirma.
De acordo com Suiama, as ofensas caracterizam desrespeito aos valores éticos e sociais. "Pela Constituição, as TVs têm o dever de respeitar esses valores", diz. "A emissora praticou infração administrativa e, por ser concessionária pública, pode ser cassada."
Suiama diz que tentou um termo de ajustamento de conduta, mas a Rede TV! não o aceitou. A ação também inclui o apresentador João Kléber.
A Rede TV!, por meio de sua assessoria de imprensa, se limitou a afirmar que não vê razões para a ação civil pública.

OUTRO CANAL

Majestade A Cultura fará uma edição especial do "Roda Viva" no próximo dia 7, quando irá ao ar o milésimo programa. Ainda insiste em ter o presidente Lula como entrevistado. E negocia com Pelé.

Escaldada 1 Chico Buarque prometeu entregar até sexta-feira à Globo a música-tema de "Belíssima", quando faltará apenas uma semana para a estréia da novela. A assessoria de Chico diz que, como faltam apenas três músicas para o compositor completar seu próximo CD, é possível que ele cumpra o prometido.

Escaldada 2 A Globo quer Chico na abertura, mas não conta muito com a disposição do músico. Tanto que tem um plano B. Segundo a emissora, Chico já deu "bolo" uma vez: a letra da música da abertura de "Anos Dourados" só ficou pronta depois de a minissérie ter acabado. O programa foi ao ar só com a parte instrumental, composta por Tom Jobim.

Bolo O SBT planeja fazer uma grande festa para comemorar seus 25 anos, em agosto de 2006. O projeto ainda não foi aprovado, mas a informação já chegou à concorrência. Em novembro, a emissora anuncia ao mercado publicitário sua programação para 2006.

Réveillon Ana Maria Braga pediu e a Globo deu. O "Mais Você" terá uma edição especial em 31 de dezembro, que cai em um sábado -dia em que o programa não é exibido.


E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.