São Paulo, segunda-feira, 24 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV ABERTA

O Ataque das Formigas
Record, 14h.

(Marabunta). EUA, 89 min. Direção: Jim Charleston. Com Jeric Lutes, Julia Campbell, Mitch Pileggi, Jeremy Foley, Bill Osborn, Don Shanks. Quando um vulcão no Alasca volta à ativa, causando um aquecimento subterrâneo, milhares de formigas assassinas sul-americanas, que estavam adormecidas por dez anos, despertam e colocam a vida de toda uma população em perigo.

Bud 3 - Jogando Futebol
Globo, 15h55.

(Air Bud - World Pup). EUA/Canadá, 2000, 83 min. Direção: Bill Bannerman. Com Kevin Zegers, Caitlin Wachs. Famoso cão jogador de basquete, Bud agora investe no futebol, com idêntico êxito. Feito para TV.

Casamento Grego
Globo, 22h20.

(My Big Fat Greek Wedding). EUA, 2001, 95 min. Direção: Joel Zwick. Com Nia Vardalos, John Corbett, Michael Constantine, Lainie Kazam, Andrea Martin. Garota moderna sofre nas mãos do pai, grego e tradicionalista. Ele quer ver ela casada com um rapaz grego. Ela quer trabalhar. No trabalho, por sinal, conhecerá um rapaz. Mas ele não é de origem grega. Comédia que fez imenso sucesso, em parte devido à simpatia de Vardalos, em parte por retomar esse espírito "Romeu e Julieta", sem tragédia (ao contrário), sem compromisso, e envolvendo costumes razoavelmente exóticos. Enfim, um filme superestimado, mas que se deixa ver. Inédito.

Intercine
Globo, 2h15.

Abre a semana o eleito do público entre os brasileiros "Não Quero Falar Sobre Isso Agora" (1991, de Mauro Farias, com Evandro Mesquita, Eliana Fonseca, Marisa Orth) e "Os Matadores" (1997, de Beto Brant, com Murilo Benício, Chico Díaz, Maria Padilha, Stênio Garcia). Para votar no primeiro filme, liga-se 0800.70.9011; o número para votar no segundo filme é 0800.70.9012 (o que vale para toda a semana).

A Mulher da Califórnia
SBT, 2h40.

(California Woman). EUA, 1995, 91 min. Direção: Shawn Schepps.Com Jay Thomas, Corey Parker, Ric Overton. Publicitário encontra uma mulher das cavernas nas redondezas de Hollywood. Depois de devidamente descongelada, a mulher tem que se adaptar aos usos e costumes da civilização, com as devidas confusões.

Os Ratinhos de Nova York
SBT, 4h20.

(A Rat's Tale). Alemanha,1997, 89 min. Direção: Michael F. Huse. Tudo parte de um mal-entendido, neste filme infantil com animação de bonecos. O ratinho Monty devia levar uma concha mágica para "manhattin" (lugar perfeito). Por um ato falho, ele entende Manhattan, Nova York. Lá, existe um exterminador de ratos e ele deve achar maneiras de combatê-lo para salvar sua própria vida. Só para São Paulo.

TV PAGA

Uma questão de comunicação

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Uma jovem tenta saber, após a exibição de "Signo do Caos", de Rogério Sganzerla, se não seria função dos filmes se comunicar com um público amplo.
Depende muito. Certos filmes criam conhecimento, e não seria justo esperar que eles comuniquem, na medida em que só comunicamos um conhecimento prévio, não algo que se cria naquele instante.
Godard é um belo exemplo de "descomunicação" e, quando faz "Alphaville" (Telecine Classic, 3h15), não tem como "comunicar" melhor uma idéia. A idéia são as imagens que correm à nossa frente: a poesia, a sufocação do mundo, o totalitarismo, a impossibilidade do pensamento, a adesão completa a uma linguagem estratificada. Enfim, essa ficção científica de 1965 não deixa de ser bem parecida com 2005.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Outro Canal - Daniel Castro: Procurador pede a cassação da Rede TV!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.