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crítica
Longa é mais uma visão sobre a marginalidade
SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA
Uma cena de extrema violência
-mais psicológica do que física- abre "Última Parada 174". Até
mesmo o espectador que
por acaso entrar na sala
sem saber do que se trata
perceberá que começa ali
uma representação de vidas sofridas (e ponha sofrimento nisso) em cenário de pobreza e quase nenhuma perspectiva.
Para quem considera esgotada a cota de produções
nacionais recentes em torno dessas coordenadas, o
incômodo com a seqüência inicial tenderá a se estender por todo o filme. É
provável que prevaleça,
nessa fatia menos paciente do público, a sensação
de que as reiterações superam as novidades.
Se "Última Parada 174"
vencer essa barreira muito
pessoal, a da predisposição
em se envolver com outro
olhar sobre a marginalidade social de parcela considerável da população, terá
a chance de explicar a que
veio com a recriação ficcional de personagens de
"Ônibus 174" (2002), de
José Padilha.
Como o desfecho do episódio é conhecido (e respeitado pelo filme), o suspense é deslocado para
uma hipotética bifurcação
da história verídica: se a
desgraça de Sandro for
também a da mãe que se
perdeu do filho, seria possível um reencontro?
Assim, o seqüestro adquire outro sentido na trama -e talvez fosse dispensável que "Última Parada
174" dedicasse minutos do
clímax à reconstituição do
cerco policial e do circo
midiático no Jardim Botânico, em que "Ônibus 174"
é insuperável.
A idéia de descontrole e
explosão que se trabalha
nessa seqüência de final
anunciado sublinha um
dos sentimentos dominantes do filme, a dor
transformada em raiva
por Sandro, mas tamanha
intensidade reduz um
pouco a força do que há de
fabular nessa versão ficcional: o sofrimento de
mãe, sereno e profundo, e
a estranha (mas um tanto
esquematizada) música do
acaso que o embala.
ÚLTIMA PARADA 174
Produção: Brasil, 2008
Direção: Bruno Barreto
Com: Michel Gomes, Cris Vianna, Marcello Melo Jr
Onde: em cartaz no Cine Tam
-Sala NY, Frei Caneca Unibanco
Arteplex 8 e circuito
Classificação: não indicado a
menores de 16 anos
Avaliação: regular
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