São Paulo, quinta-feira, 24 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eletronika em BH recebe Mutek

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos mais caprichados festivais multimídia do país, o mineiro Eletronika neste ano se apresenta em novo formato. A partir de amanhã, o evento, que reúne apresentações de música, VJ e live-image, acontece menor, dentro do Fórum Eletronika de Mídia Expandida, em Belo Horizonte.
Na verdade, a união dos dois não é nova. O fórum é um "braço do Eletronika". "Aproveitamos seus convidados para as discussões", explica o artista Lucas Bambozzi, 40, um dos organizadores. "O fórum discute a confluência de áudio e vídeo. A idéia é buscar o quanto cada mídia se renova à medida que ela se cruza com outras", diz Bambozzi.
A outra novidade é que as atrações musicais ganham o carimbo do evento canadense Mutek, que leva para BH o espanhol Rupture, os canadenses Akufen, Pheek e Vincent Lemieux e a dupla alemã Ada e Metope.
No espaço de discussões, artistas falarão sobre temas como softwares, interatividade e novas possibilidades de difusão. Entre eles, estão o canadense Alain Mongeau e o videoartista argentino Jorge Castro, além dos brasileiros Nacho Durán e Spetto.
Ainda que os shows noturnos devam ser o principal chamariz, as experiências em live-image, que ocorrem no espaço Lab, prometem ser as mais instigantes.
É lá que o alemão Robert Henke mostra o seu projeto audiovisual Monolake. Henke é o criador do software Live, para performances de manipulação de imagem.
Outros destaques são o mexicano Murcof, a dupla canadense Deadbeat e Fred. St. Hilaire e o argentino Castro, que se apresenta sob o codinome Fisternni.
Também no laboratório está o coletivo pernambucano Media Sana, um dos melhores na última edição do evento File Hipersônica. Eles fazem um espetáculo de live-image em que manipulam música e imagens de televisão.
A intenção dos organizadores é que, no ano que vem, o fórum -e o Eletronika- cresça. "Queremos fazer intervenções na cidade, projetando imagens pensadas para sua arquitetura", descreve Bambozzi. "Além de criar um espaço para experimentações sonoras e visuais que sejam como uma instalação", afirma.
A programação completa do evento, com datas e horários, está no site www.eletronika.com.br/forum. (ADRIANA FERREIRA SILVA)

3º Fórum Eletronika de Mídias Expandidas
Quando:
sex. e sáb., a partir das 14h30
Onde: Casa do Conde de Santa Marinha (r. Januária, 130, Floresta, Belo Horizonte, tel. 0/xx/31/ 9764-6903)
Quanto: das 14h30 às 19h30; é preciso fazer inscrições por telefone; R$ 30, a partir das 19h30


Texto Anterior: Música: Marky reconstrói drum'n'bass em clube
Próximo Texto: Tecnologia: Pesquisadora vence Prêmio Sergio Motta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.