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Crítica/"Todos Entoam"
Coletânea reafirma Tatit com pensador original da canção popular
CARLOS RENNÓ
ESPECIAL PARA A FOLHA
Luiz Tatit não é apenas
um nome representativo da música popular de
São Paulo. Como se isso não
bastasse, ele se tornou também
um respeitável pensador da
canção popular. Pesquisador
com larga e importante obra
ensaística voltada para o tema,
ele está lançando mais um livro, "Todos Entoam".
Dividido em quatro seções, a
primeira constitui uma retrospectiva do seu percurso biográfico e artístico; um texto de reminiscências rico em reflexões.
Entre outras coisas, ele conta
como se conscientizou da necessidade de introduzir, na
canção brasileira, uma novidade que alterasse a sua forma.
Como se deu a descoberta de
que as melodias das canções
eram sugeridas "pelas inflexões
espontâneas das entoações da
fala". E como isso abriu duas
frentes de trabalho determinantes: na composição e na
pesquisa.
No espaço dedicado à vanguarda paulistana, no fim dos
anos 70 e início dos 80, descreve a proposta que formulou
com seu grupo, o Rumo, de emprego explícito de entoações
como recurso de renovação da
canção. Relata ainda como veio,
na época, a aplicar a semiótica
no estudo da nossa música popular, como professor da USP.
A segunda parte do volume é
a dos ensaios. Tatit propõe um
modelo de análise apropriado à
arte das palavras e dos sons,
que dê conta da compatibilidade entre seus dois componentes básicos, não só de um de
seus subprodutos. Diferenciando as categorias de cancionista
e de musicista, ele enfatiza a sobreposição dos valores cancionais aos musicais na formação
de um autor de canções. Sua
análise da obra de Itamar Assumpção busca demonstrar
que gestos de requinte musical
no Brasil não procedem apenas
da bossa nova.
Composição e criação
A prática da composição e os
processos que os momentos de
criação desencadeiam também
são objeto do seu pensamento.
Ele acusa a prevalência do som
sobre o sentido como elemento
deflagrador do fato criador,
afirmando que os conteúdos
das canções decorrem mais das
melodias do que da experiência
do compositor.
Com relação ao panorama
atual, Tatit narra como chegamos ao "auge da era das cantoras no Brasil", até elas se tornarem também compositoras.
Confirma a vitalidade da canção não apesar, mas por causa
do rap, por representar "a mais
pura essência da linguagem da
canção", pela proximidade com
a fala. E afirma que nunca a
produção de canção primou
tanto pela quantidade e qualidade no país como hoje.
A terceira parte colige as letras de suas canções gravadas,
do tempo de grupo ao de sua
carreira individual. A forma
mais apropriada de apreciação
é a leitura acompanhada das
gravações das músicas. Aí se
pode desfrutar melhor de suas
construções invulgares, de seus
achados lingüísticos, das histórias e situações inusitadas que
narram, bem como da graça
tanto estética quanto humorística de seus efeitos, evidenciando o excelente letrista e compositor que é Tatit.
A última seção de "Todos Entoam" é uma extensa entrevista
em que ele responde longamente a questões lançadas por
um elenco grande, do qual fazem parte Lorenzo Mammì,
Hélio Ziskind, Paulo Tatit, Arnaldo Antunes, Zélia Duncan,
Charles Perrone, Francisco
Bosco, Ná Ozzetti, Arthur Nestrovski... A série, multifária,
versa também sobre a visão de
canção, fazendo Tatit refletir
sobre o processo que levou à
abordagem séria da música popular no Brasil a partir de "Balanço da Bossa", de Augusto de
Campos.
Ele dá uma autêntica aula de
composição de canções. Sentindo-se mais autor que artista,
vai de encontro à visão comum
do trabalho artístico como algo
belo, quando na verdade -na
dele, pelo menos- o ato criador
implica angústias e dificuldades, "torturas" e "suplícios".
Surpreendente, ele põe num
mesmo patamar Zezé de Camargo e Cartola em matéria de
artesanato cancional, e desvaloriza a harmonia como forma
de melhorar a canção. Para ele,
raramente um bom músico se
torna um bom cancionista;
Tom Jobim, Edu Lobo e Ivan
Lins são exceções.
Luiz Tatit se juntou a pouquíssimos pensadores brasileiros, entre eles seu camarada
José Miguel Wisnik, que se
aproximaram da canção com
um enfoque criterioso, que
prioriza as relações entre letra
e música. O presente livro vem
a ser mais uma relevante contribuição sua para o pensar a
canção no país, além de um registro de sua obra original.
CARLOS RENNÓ é letrista, produtor e jornalista.
TODOS ENTOAM - ENSAIOS, CONVERSAS E CANÇÕES
Autor: Luiz Tatit
Editora: Publifolha
Quanto: R$ 49,90 (448 págs.)
Avaliação: ótimo
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