São Paulo, domingo, 25 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No 450º aniversário de São Paulo, artistas, museus e galerias se mobilizam para criar exposições que destacam olhares diversos

Mostras de arte homenageiam a cidade

DA REDAÇÃO

Dentre a miríade de exposições que São Paulo ganhou por conta de seu aniversário, algumas se destacam. É o caso de "São Paulo, 450 Anos", reunião de 450 trabalhos de fotógrafos pioneiros, como Marc Ferrez ou Militão Augusto de Azevedo. Há também nomes célebres da fotografia contemporânea, como Madalena Schwartz, Cristiano Mascaro e Maureen Bisilliat. As fotos pertencem ao Instituto Moreira Salles e estão na galeria de arte do Sesi.
"Olho Cíclico - Visualidade no Século 19" contrapõe o olhar de Militão Augusto de Azevedo sobre a cidade ao de artistas contemporâneos. A cidade é também o objeto da mostra "Impressões Imaginárias", no Centro Cultural Banco do Brasil, e das lentes de Carlos Moreira, José Bassit, Eduardo Girão e Mario Fontes, na Pinacoteca do Estado.
Na Casa Lutetia, restaurada, o arquiteto Ramos de Azevedo é lembrado em projetos e fotografias de suas obras. "400-450: 50 Anos de Picasso em São Paulo" mostra, através de painéis fotográficos e documentos, detalhes da primeira exposição do pintor em SP, na 2ª Bienal, em 1953.
Já Paulo von Poser exibe suas "Vistas de São Paulo" recentes em desenhos. (ALEXANDRA MORAES)



Texto Anterior: Elegância discreta
Próximo Texto: Teatros engrenam temporada em 450 atos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.