São Paulo, terça-feira, 25 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

E o sangue não semeou a terra

PAULO SANTOS LIMA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Há um momento em "O Dia do Perdão" (Telecine Emotion, 1h) no qual um soldado olha pela janela do helicóptero que transporta feridos na guerra do Iom Kipur. O que se vê é um lodaçal vincado pelas esteiras dos tanques, nada mais. Uma imagem horrível.
Talvez esse homem esteja a pensar sobre a estupidez daquele conflito que transbordava muito além da luta pela terra, e cuja inutilidade fica ilustrada naquela terra arrasada que aparece lá embaixo. Mas Amos Gitai, ilustre crítico do conservadorismo em Israel, sabiamente não toma partido sobre qual lado estava certo em 1973 e prefere, com seus planos-sequência, o ataque à guerra (ou guerras), que sempre mata pessoas. O lamaçal é pura retórica, então, porque gente morreria mesmo se ali abaixo fosse uma terra de fartura.

TV ABERTA

Loucademia de Esqui
Record, 14h.
(Snowboard Academy). EUA, 1996, 89 min. Direção: John Shepphird. Com Brigitte Nielsen. Dois jovens promovem torneio para salvar a estância de esqui do pai, que está a perigo. Precisam ainda enfrentar a resistência da madrasta, que tem seus próprios e malvados planos.

Quase Feitos um para o Outro
Globo, 15h45.
(Zeus & Roxanne). EUA, 1997, 98 min. Direção: George Miller. Com Steve Guttenberg, Kathleen Quinlan. O sem graça Guttenberg e a sem sal Quinlan são os vizinhos que brigam diariamente. Até que o cãozinho do homem faz amizade com o golfinho da moça.

Rambo 2 - A Missão
SBT, 22h.
(Rambo - First Blood Part 2). EUA, 1985, 94 min. Direção: George P. Cosmatos. Com Sylvester Stallone. Rambo sai da cadeia para empreender missão secreta: resgate de prisioneiros americanos no Vietnã. Vale lembrar que estamos, aqui, em plena Era Reagan, e este foi o filme coqueluche do momento.

Sábado
Cultura, 0h15.
Brasil, 1995, 85 min. Direção: Ugo Giorgetti. Com Otávio Augusto. Num sábado de manhã, várias pessoas se esbarram, discutem, entendem-se, tendo como ponto comum um elevador num edifício do centro de São Paulo. Uma descompromissada ilustração de microcosmo, mostrando a natureza humana.

Intercine
Globo, 1h.
As opões são o drama "Em Nome do Pai" (1993, de Jim Sheridan, com Daniel Day-Lewis) e o suspense "Lindas e Diabólicas" (1999, de Christopher Leitch, com Shannen Doherty).

Meteoro
SBT, 2h30.
(Meteor). EUA, 1979, 107 min. Direção: Ronald Neame. Com Sean Connery. Após colidir num cometa, meteoro dirige-se para a Terra. A única chance de contê-lo é usando um satélite que lança mísseis nucleares. O problema é seu poder de fogo limitado, e, assim sendo, os norte-americanos precisam dar as mãos aos soviéticos. Somente para SP.

O Beijo da Viúva Negra
Globo, 3h15.
(Widow's Kiss). EUA, 1995, 103 min. Direção: Peter Foldy. Com Beverly D'Angelo. O menino Justin está encrencado. Sua mãe morreu num acidente automobilístico, e seu pai, arrasado, finalmente conhece outra mulher, também viúva. A madrasta não é flor que se cheire e está tramando alguma. Filme feito para TV.

Segredos e Mentiras
SBT, 4h15.
(A House of Secrets and Lies). EUA, 1992, 94 min. Direção: Paul Schneider. Com Connie Sellecca. Jornalista bem-sucedida vira uma neurótica ao suspeitar que seu marido a esteja traindo. Somente para SP. (PAULO SANTOS LIMA)

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: SBT e Warner vão produzir filme nacional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.