São Paulo, terça-feira, 25 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Renato Rocha Miranda/TV Globo
LANÇAMENTO Gabriel Tacco, 28, estréia hoje na TV em "Mad Maria", como Alonso, papel que seria de Edson Celulari; marido de Consuelo (Ana Paula Arósio), morre ao tentar transportar um piano

SBT e Warner vão produzir filme nacional

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O SBT e a multinacional Warner Bros., maior distribuidora de cinema no Brasil, estão em fase final de negociações por uma parceria para a co-produção de filmes nacionais. O projeto vem sendo chamado de SBT Filmes.
O modelo do negócio (se a rede de TV e a "major", por exemplo, vão criar uma nova empresa) é mantido em sigilo por executivos dos dois lados, porque o contrato não foi assinado, e Silvio Santos ainda pode impor mudanças.
É certo que será uma associação para a co-produção de filmes brasileiros. Especula-se que o modelo será semelhante ao da Globo com sua Globo Filmes. O SBT entraria com a divulgação dos filmes em sua programação; a Warner, com parte do dinheiro, com a distribuição e o marketing. A captação da maior parte dos recursos, via leis de incentivo fiscal, caberia ao produtor do filme.
No mercado, já se vislumbra uma "zona" de conflitos: a Globo não irá ceder seu elenco para as produções da SBT Filmes. A Globo impõe aos produtores de cinema, em troca da cessão de elenco, os direitos de exibição em TV.
Foi assim que ela adquiriu "Bufo & Spallanzani". O SBT, no entanto, exibiu o filme um dia antes do anunciado pela Globo, porque seus direitos de distribuição são da Warner. E, quase tudo o que a Warner distribui (menos os filmes de Xuxa) o SBT pode exibir com exclusividade. Ambas as empresas são parceiras desde 2000.

OUTRO CANAL

Próxima Depois que terminar "Senhora do Destino", Renata Sorrah gravará um dos oito episódios de "Mandrake", série que o canal pago HBO exibirá em toda a América Latina. A produtora Conspiração começa a rodar a série em março.

Impeachment O prefeito corrupto Reginaldo (Du Moscovis), de "Senhora do Destino", perderá o cargo. "Os eleitores de Vila São Miguel vão fazer o que muitos eleitores da vida real deveriam fazer pelo Brasil afora. Vão expulsar Reginaldo e Viviane [Letícia Spiller] da política a pedradas", conta o autor, Aguinaldo Silva.

Extra O pacote que a Record fechou com a Universal Studios inclui também as séries "Monk" e "Complete Savage". A Globo, ex-parceira da Universal, tinha direito de exibir "Monk", mas nunca o exerceu. A Record vai passar a série.

Raridade 1 O canal Telecine vai exibir neste ano um "Festival Bollywood". Serão cinco filmes indianos, de diferentes gêneros, todos inéditos no Brasil (mesmo em festivais e DVD). Bollywood é o nome que se dá à produtiva indústria cinematográfica da Índia.

Raridade 2 Neste ano, filmes independentes atingirão 45% do acervo do Telecine. Estão programados "Igual a Tudo na Vida" e "Dirigindo no Escuro", de Woody Allen, o inglês "Sylvia" e o espanhol "Salomé" (de Carlos Saura), entre outros.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.