São Paulo, quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo cogitou terremoto em ‘Bang Bang’

Divulgação/TV Globo
POLÍTICA José de Abreu grava com José Wilker cena de "JK" que vai ao ar no próximo dia 2; Abreu será Carlos Lacerda, principal opositor político de JK, e na minissérie exercerá a função de "vilão"

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Na tentativa de salvar a novela das sete, "Bang Bang", que vai mal no Ibope, a Globo chegou a discutir até a possibilidade de levar ao ar um terremoto, que acabaria com todos os personagens.
Após o terremoto, a novela seguiria com parte do elenco (grande parte seria descartada) interpretando os descendentes dos personagens originais, no final do século 20. Não sobrariam vestígios de faroeste, e as pessoas não teriam mais nomes em inglês. Assim, todos os elementos de rejeição à trama seriam soterrados.
A idéia foi proposta por Carlos Lombardi, que deve voltar a supervisionar o texto de "Bang Bang". Mas foi recusada pela cúpula da Globo, para a qual mudanças seriam um retrocesso.
Lombardi se inspirou em Janete Clair, que em 1967 foi contratada pela Globo para salvar "Anastácia, a Mulher Sem Destino". Ela criou um terremoto para eliminar quase todos os personagens.
O autor foi convocado em dezembro para supervisionar "Bang Bang". Seu trabalho foi até o último dia 13. Mas Mário Lúcio Vaz (diretor-geral artístico) o chamou de volta na semana passada. Para aceitar a missão, Lombardi só depende de confirmação, pela Globo, de que sua próxima novela, "Pé na Jaca" (prevista para estrear em fevereiro de 2007), será adiada em pelo menos um mês. Com Lombardi, "Bang Bang" ficou um pouco melhor e o ibope subiu (anteontem, deu 30 pontos).


OUTRO CANAL

Pauta 1 William Bonner e Fátima Bernardes voltaram anteontem a apresentar o "Jornal Nacional" com entonações mais vibrantes (ao lerem notícias) e mais agressivas (ao fazerem uma entrevista). A audiência subiu para 32 pontos. O telejornal manteve a estratégia de esticar o primeiro bloco até o final de "Prova de Amor" (Record).

Efeito Os efeitos de "Prova de Amor" têm sido mais devastadores sobre o "SBT Brasil" do que sobre o "JN". A audiência do SBT cai de 11 pontos (com "Rebelde") para seis no minuto em que o telejornal entra no ar. O público migra para a Record, vice-líder no horário.

Grave É feia a situação do SBT. Anteontem, a emissora de Silvio Santos ficou em quarto lugar no Ibope durante a exibição do primeiro capítulo da segunda temporada de "Floribella". A novelinha da Band marcou 4,9 pontos, contra 4,7 do SBT.

Investimento O SBT vai construir uma igreja cenográfica para as gravações de "Cristal", sua próxima novela. A igreja (católica) poderá ser usada por futuras produções. E terá um interior fixo, que servirá para gravações como se fosse em estúdio. Só a Globo tem isso, mas a igreja do SBT será maior: terá 600 m2 de área interna.

Alta Novela das seis da Globo, "Alma Gêmea" voltou a bater recorde anteontem. Deu 46 pontos, mesma audiência de "Belíssima". Só perdeu para "BBB 6" (49).


@ - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: José Simão: Buemba! O Alckmin virou baiano!
Próximo Texto: Programação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.