São Paulo, domingo, 25 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Bons extras complementam "Mundo de Jack"

SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA

Era uma vez um ilustrador que passou diante de uma vitrine, observou a decoração de Halloween (o Dia das Bruxas nos EUA) ser substituída pela de Natal e escreveu um poema infantil sobre como seria uma troca de papéis entre as duas datas.
Tim Burton conta a lenda e mostra como ela se tornou um clássico da animação na edição especial em DVD de "O Estranho Mundo de Jack" (1993), que produziu em seu retorno à Disney -onde havia trabalhado como desenhista no início dos anos 80-, depois do êxito de "As Grandes Aventuras de Pee Wee" (1985) e "Os Fantasmas se Divertem" (1988).
Os extras incluem o poema original, lido pelo ator Christopher Lee e ilustrado por desenhos que respeitam a concepção de Burton para a história, inicialmente vetada pela Disney. Ali, aparecem pela primeira vez Jack Skeleton, Rei da Abóbora, e o cão fantasma Zero, seu melhor amigo.
Figura ilustre na cidade do Halloween, Jack anda desanimado com a rotina de pregar sustos nas crianças. Ao descobrir a cidade do Natal, vislumbra outra vida e decide substituir Papai Noel, mas descobre que quem nasce para esqueleto jamais será chofer de trenó.
Burton, o diretor Henry Selick e o compositor Danny Elfman comentam todo o filme em áudio, detalhando o processo de realização "stop-motion" (feito quadro a quadro com o uso de marionetes, como em "A Noiva Cadáver", de 2005), que durou três anos e que outros extras do DVD reconstituem, para deleite de profissionais da área e de fãs do gênero.
Dois curtas dirigidos por Burton em início de carreira e produzidos pela Disney integram o pacote: "Vincent" (1982), em "stop-motion", sobre uma criança que deseja ser Vincent Price (1911-1993), com narração do próprio ator; e "Frankenweenie" (1984), em que um menino ressuscita seu cachorro morto, base de um longa em animação com lançamento previsto para 2009.


O ESTRANHO MUNDO DE JACK
Lançamento: Walt Disney
Quanto: R$ 40, em média
Classificação: livre
Avaliação: ótimo



Texto Anterior: Crítica/"O Veredicto" : Com mestres da interpretação, Lumet constrói filme sobre justiça do conchavo
Próximo Texto: Blu-Ray: Sai coleção com cinco "Planeta dos Macacos"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.